Heroes Shed No Tears (英雄無淚) é um filme de 1986, realizado por John Woo (吳宇森), com Eddy Ko (高雄) e Lam Ching-Ying (林正英) nos principais papéis.

A carreira de John Woo está recheada de clássicos do cinema de acção. Tendo afirmado o seu estilo com clássicos como A Better Tomorrow, Hard Boiled ou The Killer, este Heroes Shed No Tears foi realizado pouco antes do mítico realizador ter lançado A Better Tomorrow e já indiciava muitas das características que viriam a ser afinadas nas seguintes obras de John Woo.

A história do filme é simples, tendo como protagonistas um grupo de mercenários chineses que são contratados pelo governo da Tailândia para capturar um poderoso narcotraficante que opera na zona do triângulo dourado (uma das zonas com maior produção de ópio do mundo, localizando-se entre as montanhas do Laos, Myanmar e Tailândia).

Aumentar

Heroes Shed No Tears
Eddy Ko é um autêntico "Rambo" neste filme. (Heroes Shed No Tears)

Tendo todos objectivos diferentes durante esta missão, o que mais se destaca é Chan Chung (Eddy Ko), que parte para esta missão com o objectivo de obter vistos de emigração para os Estados Unidos para si e para a sua família. Tendo sucesso na captura do barão da droga logo no início do filme, o filme vai seguir a saga do grupo de mercenários enquanto estes tentam escapar a vários inimigos que lhes vão surgindo pela frente na sua fuga do Vietnam.

Heroes Shed No Tears é um filme bastante particular. Não é uma obra que John Woo se orgulhe propriamente, tendo o mesmo até afirmado que nunca viu a versão final. Feito com actores praticamente desconhecidos e a “despachar” pelo realizador (que nem filmou algumas das cenas mais peculiares), o filme não foi lançado após a sua produção, tendo sido em primeiro lugar arquivado e apenas lançado após o sucesso comercial de A Better Tomorrow.

Aumentar

Heroes Shed No Tears
Lam Ching-Ying é um general vietnamita sanguinário. (Heroes Shed No Tears)

Verdade seja dita, embora tenha uma história simples, Heroes Shed No Tears é montado de uma maneira estranha, havendo algumas sequências de cenas no filme que não fazem muito sentido. É extremamente violento, muito lamechas em algumas partes e ridiculamente cómico. Seja pelo overacting de alguns dos actores, a escolha de planos estranha ou simplesmente por cenas absurdas que acontecem a meio do filme, o filme ainda dá para soltar algumas gargalhadas.

Não sendo propriamente uma obra para se levar muito a sério, Heroes Shed No Tears é bastante divertido. As cenas de acção são incríveis e com um número de mortes e explosões fora do normal, suspeitando eu que pelo menos metade do orçamento do filme foi para os efeitos piro técnicos. As cenas de luta corpo a corpo são muito exageradas, com jorradas enormes de sangue a serem expelidas a cada golpe. O filme conta também com algumas cenas eróticas um pouco estranhas, especialmente porque aparecem de forma inesperada e sem grande justificação.

Aumentar

Heroes Shed No Tears
Mais de metade do orçamento do filme deve ter sido gasto em explosões. (Heroes Shed No Tears)

Tendo sido feito numa altura da carreira de John Woo onde este ainda parecia estar numa fase de transição do estilo de filmes de artes marciais do estúdio Shaw Brothers para as películas de acção que lhe deram mais fama, Heroes Shed No Tears pode ser descrito como uma espécie de “Rambo” feito ao estilo dos filmes de artes marciais clássicos de Hong Kong.

Se não é propriamente o filme que eu recomendaria para uma introdução ao trabalho de John Woo, Heroes Shed No Tears é um filme que recomendo na mesma pelo elevado nível de entretenimento que fornece. É esquecer a lógica e deixar-se levar por este caótico filme de acção de série B.

Trailer do filme.

Fonte das imagens: Google Images