Death of a Red Heroine (红英之死) é um livro escrito por Qiu Xiaolong (裘小龙) publicado em 2000. É o primeiro livro da colecção de livros do Inspector Chen.

Qiu Xiaolong é um um escritor chinês, originário de Shanghai, que vive nos E.U.A. desde 1988. Tendo começado por visitar os E.U.A. com o objectivo de escrever um livro sobre T.S. Elliot, acabou por ficar no país após testemunhar pela TV os incidentes na Praça de Tiananmen em 1989.

Tendo começado a sua carreira a escrever poesia ainda nos anos setenta, Chen dedicou-se à escrita de romances policiais nos primeiros anos do novo milénio. Inspirado pela constante mudança económica e social que testemunhava na China sempre que fazia ocasionais visitas ao seu país natal, Qiu Xiaolong criou a figura do Inspector Chen Cao, um inspector da polícia de Shanghai nos anos noventa, que tal como o autor da obra dedica o seu tempo livre à poesia, sendo reconhecido como o “Inspector Poeta”.

Aumentar

56747608d6296.image_
Qiu Xiaolong já editou nove livros com o Inspector Chen como protagonista.

Neste seu primeiro livro duma colecção que hoje em dia já conta com nove livros publicados, o Inspector Chen investiga o homicídio da jovem Guan Hongying, uma funcionária pública exemplar. O facto da jovem assassinada ser uma funcionária pública reconhecida trás contornos políticos inesperados ao caso. Este pormenor leva o Inspector Chen a entrar por caminhos sensíveis durante a resolução do homicídio. Tal como Sherlock Holmes tem Watson, o Inspector Chen também não trabalha sozinho, contando com a ajuda do seu parceiro, o Detective Yu, um homem duro e pragmático.

Death of a Red Heroine é uma excelente introdução ao personagem de Chen Cao. Ao longo desta sua primeira aventura são abordadas questões como a corrupção, o nepotismo e a alteração rápida de valores sociais numa sociedade em rápido crescimento económico.

Chen é um personagem carismático, diferente em termos de personalidade do seu parceiro, embora se complementem um ao outro no estilo clássico de bom polícia/mau polícia. O Inspector Chen é um personagem calmo e ponderado, utilizando periodicamente exemplos da poesia clássica chinesa para expressar o seu ponto de vista.

Entrevista com Qiu Xiaolong.

Um dos aspectos mais atractivos da obra é a forma como o autor descreve detalhadamente o ambiente e locais onde esta se situa. É-nos dada uma imagem viva da cidade de Shanghai dos anos noventa, com descrições bastante apuradas dos locais que a dupla de protagonistas visita durante a investigação do caso, contando também com detalhes preciosos sobre a vida quotidiana dos mais diferentes estratos da sociedade chinesa da altura.

Em Death of the Red Heroine o mistério que motiva a obra é um pouco secundário. Não sendo muito difícil de decifrar quem cometeu o crime a partir de uma certa parte da obra, o autor opta por se focar nas particularidades dos personagens e suspeitos que vão aparecendo no caminho do Inspector Chen para nos pintar uma imagem da sociedade Chinesa do início dos anos noventa.

É um livro interessante, sendo uma das primeiras obras escritas completamente em inglês pelo autor. Death of a Red Heroine é uma excelente introdução a um personagem que já alcançou uma certa popularidade no mundo da literatura. Embora não seja ainda muito famoso, o personagem criado por Qiu Xiaolong já conta, para além dos livros, com uma adaptação a programa de rádio pela BBC4.

Uma conversa com Qiu Xiaolong.

Fonte das imagens: Google Images