China Heavyweight (千錘百煉) é um documentário de 2012 realizado por Yung Chang (张侨勇, realizador de Up The Yangtze), que se foca na crescente popularidade do boxe na China contemporânea.

Banido por Mao Zedong em 1959 por ser um desporto “demasiado ocidental e brutal”, a proibição ao boxe foi levantada em 1987, tendo desde essa data o desporto crescido em popularidade na China. Já tendo o país ganho algumas medalhas Olímpicas, onde se destaca o lutador Zou Shiming (três ouros olímpicos), o boxe é cada vez mais um desporto que pode assegurar um futuro profissional na China.

Aumentar

Chinaheavyweight6
Zhao Zong e Qi Moxiang são dois treinadores que procuram talentos do boxe por toda a China. (China Heavyweight)

Tendo o boxe motivado bastantes jovens à sua prática como esperança de melhorar a qualidade de vida, China Heavyweight é um documentário que se foca no trabalho de dois treinadores e alguns dos pupilos que estes treinam com o objectivo de os levar ao topo. Qi Moxiang (este com maior destaque no filme) e Zhao Zong, são dois treinadores que procuram talentos em escolas nas zonas rurais da China e tentam moldar campeões. Entre estes talentos encontram-se Miao Yunfei e He Zhongli, dois jovens boxers que se destacam dos restantes pela sua habilidade dentro do ringue.

Qi Moxiang é um boxer quase retirado, que decidiu fazer uma pausa na sua carreira para ajudar o seu colega Zhao Zhong no treino de jovens promessas devido ao problema de saúde que o afecta. Sendo o treinador com maior destaque no filme, Qi Moxiang é um atleta experiente e bastante exigente como treinador, criando no entanto relações bastante próximas e de amizade com os seus atletas. O filme vai também focar-se no último combate de Qi Moxiang, quando este decide voltar à competição por uma última vez.

Aumentar

Chinaheavyweight5
Os atletas treinam no duro todos os dias, muitos com o objectivo de fazer carreira no desporto. (China Heavyweight)

Miao Yunfei é o mais extrovertido dos dois talentos. Sente-se bastante confortável no ringue e almeja um dia chegar a profissional. He Zhongli é o inverso, é bastante dedicado e disciplinado, mas acusa algum desconforto sempre que se encontra em competição.

Ambos filhos de agricultores de tabaco em aldeias na província de Sichuan, o documentário analisa a vida desportiva e pessoal dos jovens pupilos de Qi Moxiang. Além disso, também é dada bastante atenção ao processo de recolha de talentos na província de Huili e à intervenção das entidades oficiais para o desenvolvimento do desporto.

Para adeptos do boxe, o documentário é muito interessante. É dada muita atenção ao processo de treino dos atletas e às técnicas utilizadas por treinadores experientes para tirar o melhor do seus atletas. É-nos dado um olhar bastante íntimo do processo de evolução de um atleta neste desporto, acompanhando o crescimento dos atletas à medida que estes vão passando do nível provincial para o nível nacional.

Aumentar

China-Heavyweight2
Qi Moxiang é duro com os seus atletas, mas é um treinador atencioso que cuida dos seus pupilos. (China Heavyweight)

China Heavyweight é um documentário bastante interessante, embora não esteja ao mesmo nível de Up the Yangtze, a obra que deu fama a Yung Chang. Se nessa obra a temática seria bastante atractiva para o público em geral, neste documentário o assunto é mais particular, sendo mais virado para os adeptos dos desportos de combate (onde eu me incluo).

Apesar de na minha opinião não estar ao nível de Up the Yangtze, China Heavyweight continua a ser um bom documentário sobre a temática em questão. Num desporto que tem vindo a cativar cada vez mais adeptos nos tempos mais recentes, China Heavyweight é uma obra interessante para todos aqueles que queiram saber mais sobre o mundo do boxe amador na China.

Trailer do documentário China Heavyweight.

Para quem estiver interessado em visualizar o documentário, o mesmo está disponível no Vimeo para compra através deste link.

Fonte das imagens: Google Images