“American Born Chinese” é uma novela gráfica da autoria de Gene Luen Yang (杨谨伦) publicada em 2006 pela First Second Books.

Gene Luen Yang é um sino-americano, originário do estado da Califórnia. Tendo formação na área da engenharia informática (já tendo publicado obras em banda desenhada que ensinam a programar), Gene Luen Yang começou a ver as suas obras publicadas enquanto ainda trabalhava como professor. Hoje em dia é um nome conceituado dentro do mundo da banda desenhada, já tendo trabalhado para todas as grandes “casas” (como a Marvel,D.C. e Dark Horse) e contando com bastantes obras publicadas de material original criado pelo próprio (onde se insere este “American Born Chinese). Além de ser um autor conceituado, Gene Luen Yang é também o actual “Embaixador Nacional para a Literatura Juvenil” nos Estados Unidos.

Aumentar

American Born Chinese
Jin Wang é um dos protagonistas da história. (American Born Chinese)

Gene Luen Yang

“American Born Chinese” não é uma obra biográfica, mas o enredo do livro trata de um assunto muito próximo à vida pessoal do autor, a experiência de crescer como sino-americano nos E.U.A..

A obra conta três história diferentes: a primeira baseia-se na história clássica de Sun Wukong, o “Rei Macaco”, um dos principais personagens da obra “Journey to the West” de Wu Cheng’en. A segunda foca-se na vida de um rapaz sino-americano de seu nome Jin Wang, cuja família se mudou da Chinatown de São Francisco para os subúrbios de uma cidade americana onde a população é maioritariamente branca. Por fim, a terceira história foca-se em Danny, um rapaz americano que todos os anos recebe a visita de Chin-Kee, o seu insuportável primo chinês que transforma a sua vida pessoal num inferno sempre que o visita.

Aumentar

American Born Chinese
As questões de identidade são um dos assuntos mais abordados na obra. (American Born Chinese)

Gene Luen Yang

A partir destas três histórias, o autor tenta dar uma ideia de como é crescer como um sino-americano nos Estados Unidos. Assuntos como o racismo e a estereotipização dos asiáticos nos Estados Unidos são bastante abordados ao longo da obra, especialmente no personagem de Chin-Kee. Mas além da abordagem às problemáticas raciais, “American Born Chinese” é também uma história com um grande foco na evolução pessoal dos seus personagens e a descoberta da sua verdadeira identidade.

Os protagonistas da obra encontram-se frequentemente com dúvidas quanto ao seu verdadeiro papel no mundo e como devem actuar no seu dia a dia. Para os ajudar no seu caminho, estão presentes na obra um grande número de personagens secundários, que vão desde estudantes normais do ensino secundário até Deuses da Antiguidade Chinesa.

Aumentar

American Born Chinese
Gene Luen Yang, o autor da obra. (American Born Chinese)

“American Born Chinese” é uma obra de referência da carreira de Gene Luen Yang, contando com uma excelente arte que torna a leitura desta novela gráfica ainda mais atractiva. É uma excelente história sobre como é crescer sendo asiático nos Estados Unidos, com uma abordagem à temática que faz lembrar os filmes de John Hughes, não tentando no entanto suavizar a seriedade dos assuntos que trata.

O livro foi galardoado com vários prémios, onde se destacam o Prémio Eisner 2007 para Melhor Novela Gráfica e o Michael L. Printz Award 2007 (que galardoada a melhor publicação infantojuvenil do ano).

Fonte das imagens: Google Images