Formados em 2009, os Mr. Graceless (不优雅先生乐队) são uma banda de música rock composta por Zhang Qiushuang (guitarra/voz), Yuan Shuai (baixo/voz) e Zhao Jiulong (bateria).
Em 2009, três estudantes de engenharia electrónica da Universidade de Beihang decidiram juntar-se e actuar na noite de bandas universitárias do extinto clube “D-22”. Mr. por serem três homens e Graceless retirado da letra da música “Wild Horses” dos Rolling Stones, os Mr. Graceless continuaram o seu projecto musical que dura até aos dias de hoje.
Aumentar

O seu som indie-rock faz lembrar bandas como os Vampire Weekend, com músicas melódicas que não têm medo de apostar em riffs de guitarra mais agressivos pelo meio. A sua música é como a personalidade dos membros da banda, um pouco recatada mas sem medo de ser expressiva no momento certo.
Enquanto andavam na Universidade, os Mr. Graceless eram basicamente desconhecidos por parte dos seus colegas, no entanto foram criando um culto cada vez maior na cena alternativa rock de Pequim. Deste culto surgiu em 2012 o primeiro álbum da banda, “The Tree Ever Green”, produzido pelo mítico já falecido produtor Chen Yuli, que trabalhou na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. Guiados e aconselhados por este, os Mr. Graceless produziram um excelente álbum de apresentação.
As músicas deste álbum são na sua maioria cantadas em inglês, com letras que parecem transmitir as suas experiências pessoais, acompanhadas de um som simpático e alegre, mesmo quando o conteúdo lírico das mesmas não é o mais positivo. Músicas como Mr. Li, Throw That Block, Singing Sunday e Warm Horizon são alguns dos destaques de um álbum bastante sólido.
Cinco anos depois,em 2017, a banda voltou a lançar um trabalho de estúdio, com o lançamento do seu segundo álbum “Midway to the Sun” (阴天王国). Ao contrário do primeiro álbum, neste segundo trabalho as músicas são todas cantadas em chinês. O som da banda também mudou um bocado, entrando agora por caminhos mais pop, mas mantendo-se fiel às suas origens. É um trabalho também mais ambicioso e uma excelente continuação do legado da banda.
Tendo apenas dois álbuns, os Mr. Graceless são uma banda já experiente, mas que continua a ser das mais promissoras do panorama actual da música chinesa.
Fonte das imagens: Google Images
Ambos os álbuns da banda podem ser encontrados no Spotify.