O Rustic eram uma banda de punk-rock chinesa constituída por Li Yan aka Lucifer (voz/guitarra), Guo Wenwang aka Ricky (guitarra) e Li Fan (bateria).
Formados em 2006 em Hebei por Lucifer e Li Fan, a banda Rustic conheceu o seu expoente máximo a partir de 2009, quando Ricky se juntou à banda.
Lucifer e Ricky foram colegas colegas de turma na sua cidade Natal de Shijiazhuang. Embora não fossem propriamente próximos, cruzaram-se no caminho um do outro quando ambos se mudaram para Beijing à procura de um destino alternativo aos que lhes estava reservado na sua cidade Natal.
Partilhando o sonho de serem estrelas de rock à moda antiga, juntos com o energético baterista Li Fan formaram uma das bandas que marcou uma época na cena alternativa de Beijing, embora apenas tenham lançado um álbum.
Aumentar

Com apenas um álbum lançado nos seis anos que estiveram no activo (embora já tenham feito alguns espectáculos de reunião pelo meio), o seu único álbum, “City of Heartbreak and Horror”, lançado em 2011, é uma visão da cidade de Pequim pelos seus olhos. No álbum Pequim é descrito como uma cidade decadente, cheia de tentações, por onde os membros da banda vagueiam todos os dias tentando satisfazer os seus desejos, vendo muitas vezes as tentativas de atingir os seus objectivos frustradas.
É um álbum onde reina o som punk-rock, e embora não seja uma obra-prima, é um álbum bastante interessante e muito energético, tendo influências óbvias de bandas como os The Clash, Sex Pistols e Ramones e onde músicas como “Modern Love”, “Living in the World of Fallacy”, “Poison Beauty” e “Rock ‘n Roll Or Money ‘n Sex” se destacam.
Aumentar

No entanto, não foi pelo seu álbum de 2011 que a banda se destacou, já sendo um fenómeno de popularidade muito antes de lançarem o seu único trabalho de estúdio. Desde muito cedo conseguiram com que dezenas de pessoas aparecessem frequentemente nos seus incríveis concertos, o que lhes permitiu atingir um certo estatuto de culto durante os seus anos de actividade, tendo mesmo vencido o Global Battle of the Bands em 2009.
Eu, que tive oportunidade de os ver em três concertos, posso dizer que foram uma das melhores bandas que já vi ao vivo. Os espectáculos de Rustic eram incrivelmente energéticos, com Lucifer e Ricky a disputar o protagonismo em palco e vestindo-se de forma exuberante, fazendo lembrar o estilo das bandas de glam-rock. Fosse com originais, ou a tocar covers de Ramones ou Black Sabbath, os Rustic roubavam sempre o protagonismo das restantes bandas quando se apresentavam em palco, mesmo quando não eram os artistas principais a tocar nessa noite.
Mas se Lucifer e Ricky criavam um espectáculo incrível enquanto deslizavam para um lado ao outro do palco com os seus instrumentos, o baterista Li Fan tinha também uma presença poderosa em palco, tocando bateria com tanta intensidade que parecia que esta iria explodir a qualquer momento, embora fosse bastante menos exuberante que os seus colegas de banda (pelo menos em palco, fora dele a história já era outra).
A banda acabou por se desmoronar após a saída de Ricky em 2012, quando o confronto de egos dentro da mesma acabou por ditar o seu fim. Hoje em dia os membros da banda continuam com alguns projectos musicais e os seus próprios projectos fora do mundo da música, continuando o seu legado no entanto ainda bem vivo em Pequim, tendo influenciado a maneira como bastantes bandas que os seguiram começaram a trabalhar a sua presença em palco a partir da inspiração destes.
Podem comprar e ouvir algumas das músicas do único álbum da banda a partir deste link.
Fonte das imagens: Google Images.