Mr. Six (老炮儿) é um filme de 2015 realizado por Hu Guan (管虎), com Xiaogang Feng (冯小刚), Qing Xu (许晴) e Kris Wu ( 吴亦凡) nos principais papéis.
Mr. Six (Xiaogang Feng) é um antigo gangster, que ao entrar na meia-idade passa os seus dias a passear pelo seu pequeno bairro em Beijing, comunicando com os locais e assegurando-se que estes têm uma vida pacífica e justa perante uma sociedade que muda a uma velocidade estonteante na China contemporânea. Fiel aos seus princípios, Mr. Six é respeitado por todos no bairro, embora a relação com o seu filho esteja longe de ser boa, não havendo grande contacto entre os dois devido a problemas passados.
Aumentar

O seu filho, Bobby, mete-se em problemas após dormir com a namorada de Xiao Fei, um miúdo rico filho de um político corrupto que passa os dias a modificar carros e a fazer corridas pelas estradas de Beijing com os seus amigos. Após ser espancado por Xiao Fei e os seus capangas, Bobby vinga-se riscando o carro deste, o que o leva a ser raptado pelo grupo de Xiao Fei. Após saber de tal acontecimento, Mr. Six parte então à procura do seu filho, de modo a o poder resgatar do problema em que este se meteu.
Embora seja vendido como um, “Mr. Six” está longe de ser um filme de acção. O enredo baseia-se no confronto de mentalidades e de atitudes perante a vida, quando diferentes gerações são confrontadas com problemas semelhantes. Tirando alguma inspiração de Gran Torino, o personagem interpretado por Xiaogang Feng é um “velho rezingão”. Perturbado pela mudança de valores nos jovens de hoje em dia, procura no infortúnio do rapto do seu filho redimir-se de erros passados, mas continuando sempre fiel aos seus valores. “Mr. Six” é um filme que gera todo em volta do personagem que lhe dá o nome, focando-se na sua vida, dando-nos algumas dicas sobre o seu passado e elucidando-nos sobre as suas relações actuais no Hutong onde se baseia a maior parte da acção do filme.
Aumentar

“Mr. Six” é um filme que explora as relações entre os foras-da-lei de antigamente e os de hoje em dia, e que põe em confronto direto os ideais pelos quais os mesmos se regem. Embora se tenda a torcer pelo anti-herói refletido em Mr. Six, é um pouco difícil escolher um lado neste filme, pois o personagem de Xiaogang Feng não é propriamente um poço de virtudes. No papel de principal antagonista temos Xiao Fei (Kris Wu), que está longe de ser um vilão detestável, tendo antes um papel que reflete uma certa personalidade fraca, originada por uma vida de luxo preenchida por valores materialistas.
Em termos de personagens, estes dividem-se em duas gerações distintas. Retirando Bobby e Xiao Fei, o resto dos personagens da geração mais “nova” não se destacam minimamente neste filme, sendo os mesmos muitos estáticos e sem nenhuma característica pessoal que os realce. Por outro lado, os amigos e velhos companheiros de Mr. Six acrescentam bastante qualidade ao elenco do filme, tendo cada um deles a sua própria particularidade, ajudando a dar vida ao pequeno Hutong em Beijing a que chamam casa.
Xiao Gangfeng (Mr. Six) tem um papel fantástico durante o filme, carregando o mesmo às costas. A sua interpretação no filme levou a que vence-se o prémio de melhor actor na cerimónia dos Golden Horse de 2015.
Aumentar

Outro destaque do filme é a sua banda sonora, que mistura jazz e música ambiente, ajudando a enfatizar as cenas mais dramáticas.
“Mr. Six” é um filme que através de longos diálogos e várias interações com membros de gerações diferentes nos leva a refletir sobre o que é certo e errado, sobre o que é justo e injusto, sendo muito mais uma peça de reflexão sobre a China atual do que propriamente um filme de ação que põe frente a frente “velhos” contra “novos” ou “ricos” contra “pobres”.
O filme está disponível no Netflix Portugal.
Fonte das imagens: Google Images