Dragon Girls (“Drachenmädchen”) é um documentário realizado em 2012 por Inigo Westmeier que se foca na vida de três alunas de uma prestigiada escola de artes marciais na China.
A escola Shaolin Tagou de Artes Marciais encontra-se na província de Henan na China. Sendo considerada a maior e melhor escola de artes marciais do país, contando com um número arredondado de cerca de trinta e cinco mil alunos aquando da realização do documentário, saem formados desta todos os anos alguns dos melhores atletas de artes marciais do país e do mundo. Situada na vizinhança do famoso templo Shaolin, este documentário realizado por Inigo Westmeier transporta-nos para o mundo desta escola e a vida quotidiana dentro desta, com foco especial em algumas das atletas de topo da mesma (as “Dragon Girls”).
Aumentar

Começando por nos dar uma introdução ao currículo, filosofia e espaço físico da escola, o documentário vai progressivamente focando-se nas histórias particulares de várias alunas, docentes, membros da direção e até alguns familiares dos estudantes. Embora o documentário esteja recheado de várias pessoas com ligação directa à escola, foca-se mais em três das suas alunas (Xin Chenxi, Chen Xi e Huang Luolan) e no seu percurso curricular dentro desta.
Xin Chenxi, de apenas nove anos, já se encontra numa das turmas avançadas da prática de Kung Fu, sendo uma das melhores alunas da escola em termos de performance artística de artes marciais, quase voando quando executa os movimentos nas provas em que participa.
Chen Xi, de quinze anos, trabalha arduamente para melhorar o seu nível na prática de Kung Fu. Chen Xi tem encontrado algumas dificuldades em apresentar um bom nível quando entra em competições deste desporto, evidenciando alguma falta de confiança.
Por último temos Huang Luolan, uma jovem de dezassete anos que encara a sua vida nesta escola como um verdadeiro inferno. Já tendo até escapado da mesma uma vez, não se identifica minimamente com a filosofia pela qual a escola se gere.
Aumentar

Dando-nos uma visão global na escola, o documentário evidencia os pontos fortes, fraquezas e filosofias controversas desta escola. Dragon Girls dá-nos principalmente uma visão sobre a vida extremamente dura e com elevados níveis de exigência física que uma atleta de alta competição enfrenta para chegar ao topo, abordando também os sonhos destas, as relações familiares e amizades próximas que formam dentro desta escola.
Dragon Girls conta também com uma fotografia excelente, capturando de maneira sublime os treinos e competições nas quais as alunas vão participando. É um documentário muito interessante sobre a instituição no qual se foca e a vida das pessoas dentro desta, sendo particularmente aliciante para os praticantes de artes marciais.
Fonte das imagens: Google Images