Come Drink With Me (大醉俠) é um filme de Hong Kong realizado por King Hu com Cheng Pei-pei e Yueh Hua nos principais papéis.

King Hu é um dos grandes nomes do cinema de Taiwan, conhecido por grandes obras do cinema Wu Xia como Dragon Inn ou A Touch of Zen. No entanto, foi em Hong Kong que começou a sua carreira, no famoso estúdio Shaw Brothers.

Foi ao serviço dos irmãos Shaw que realizou Come Drink With Me, um filme que viria não só a lançar a sua carreira, mas também a catapultar a popularidade do lendário estúdio.

Aumentar

Come Drink With Me
Come Drink With Me (1996)

Com o intuito de libertar o seu líder, um violento gangue de mercenários rapta o filho do general que o capturou. Para negociar a libertação do seu líder, o gangue propõe uma troca, sendo a filha do general, Golden Swallow, enviada para negociar com os mercenários.

Golden Swallow é revelada como sendo uma exímia praticante de artes marciais, mas apesar do seu talento, irá precisar da ajuda de um vagabundo local para fazer frente ao gangue de foras-da-lei.

Come Drink With Me foi um dos primeiros filmes a revolucionar as artes marciais no universo cinematográfico e um dos grandes influenciadores do estilo Wu Xia de hoje em dia. Sendo um pouco diferente de alguns dos filmes que surgiram mais tarde no mesmo estúdio, Come Drink With Me parece um espectáculo de ópera chinesa.

Aumentar

Come Drink With Me
Come Drink With Me (1996)

Com o intuito de criar mais espectacularidade nas coreografias, King Hu escolheu intencionalmente Cheng Pei-pei, uma bailarina profissional, como protagonista do filme. O resultado é magnífico, com as lutas do filme a serem de uma beleza coreográfica elevada e a serem filmadas de forma extraordinária por King Hu.

A coreografia das cenas de luta é peculiar e não muito comum em filmes deste género. Se noutros filmes (como Five Fingers of Death) a acção é intensa e com poucos momentos para respirar, neste filme os movimentos são decididos com cautela.

Os personagens tomam o seu tempo para observar o adversário e tentar adivinhar o que este fará, com o realizador a usar um sem-número de ângulos para retirar o máximo destas cenas.

Para além da excelente cinematografia, os cenários também são lindíssimos, recorrendo ao jogo de luzes para retirar o máximo dos locais em que se passa a acção. Tal não é muito vulgar nos filmes do estúdio Shaw Brothers, onde por vezes os cenários são de tão baixa qualidade que até se torna cómico.

Aumentar

Come Drink With Me
Come Drink With Me (1996)

É também de destacar o papel forte que as mulheres têm neste filme, sempre representadas como guerreiras e não como acessório aos homens. Embora a protagonista acabe por ser ajudada por um homem, o foco nunca passa totalmente para este, repartindo-se o protagonismo pelos dois a partir de certa altura do filme.

Come Drink With Me não é propriamente um filme para os fãs da acção mais bruta do estúdio Shaw Brothers. É uma obra mais delicada, com momentos teatrais de dança e canto, onde as cenas de luta são mais similares a um espectáculo de balé.

É um excelente filme do género, em que é notável a influência que acabou por ter não só no género Wu Xia, mas também no papel de destaque que muitas mulheres acabariam por ter em filmes do estúdio.

Trailer do filme.