Extreme Job (극한직업) é uma comédia sul-coreana de 2019 realizada por Lee Byeong-heon, com Ryu Seung-ryong, Lee Hanee, Jin Seon-kyu, Lee Dong-hwi e Gong Myung nos principais papéis.
Passando por vezes despercebidas no Ocidente, a Coreia-do-Sul tem produzido algumas boas comédias de acção nos últimos anos (como Midnight Runners).
No entanto, nenhuma delas alcançou o sucesso de Extreme Job, uma comédia baseada num grupo caricato de polícias que foi uma enorme surpresa de bilheteira na Coreia-do-Sul.
Aumentar

Líder de uma equipa cujos membros acumulam mais falhanços que vitória, o Captain Ko (Ryu Seung-Yong) tem uma última oportunidade para salvar a sua equipa através de uma dica que recebeu de um colega. A missão consiste em observar um gangue internacional de droga e apanhá-los em flagrante delito, algo que pode demorar bastante tempo para acontecer.
Encontrando o sítio perfeito para a missão num restaurante de frango frito em frente ao esconderijo dos traficantes, o grupo de polícias é surpreendido quando o dono do restaurante diz que terá de encerrar portas. Determinados a não perder este local, este grupo de polícias assume a gestão do restaurante, que inesperadamente se torna um sucesso de vendas.
Os conceitos mais ridículos e imaginativos tanto podem falhar clamorosamente como tornar-se num enorme sucesso. Felizmente, com Extreme Job, aconteceu o resultado mais positivo. Não é expectável que numa comédia de acção sobre polícias, grande parte do filme seja dedicado aos problemas de gerir um restaurante, mas é exactamente isso que acontece e concretizado hilariantemente.
Aumentar

O grupo de cinco protagonistas composto por Ko, Jang (Lee Hanee), Young-ho (Lee Dong-hwi), Ma (Jin Seon-kyu) e Jae-hoon (Gong Myung) tem uma excelente química. A forma como são retratados como cinco polícias inaptos, cujas capacidades sociais também são baixas, prova ser um sucesso, com o seu retrato a manter sempre um certo nível de equilíbrio e nunca a entrar num nível de demasiado exagero.
O filme consegue encontrar um certo equilíbrio entre o grupo de heróis e o de vilões, liderado por Lee Moo-bae (Shin Ha-kyun, num papel muito diferente do The Villainess). Não os retrata como demasiado bizarros ou idiotas, mas investe antes na bizarria das relações entre eles para obter resultados bastante cómicos.
Embora não seja um filme com um grande número de surpresas, as pequenas reviravoltas que o filme vai dando conseguem de certa forma surpreender o espectador, especialmente pela forma bastante cómica com que fazem avançar o enredo.
Aumentar

Também as cenas de acção merecem ser alvo de destaque, pois embora não estejam presentes em grande número, quando acontecem estão bem conseguidas e são entusiasmantes.
Extreme Job é uma das melhores comédias de acção que vi nos últimos anos. É excelente a nível cómico, tem boas cenas de acção, o grupo de protagonistas cresce muito em empatia ao longo do filme e consegue criar uma história consistente partindo de um pressuposto caricato.
É um excelente filme, com uma progressão inteligente do enredo e cuja qualidade já chamou à atenção de Hollywood, estando já um remake em produção (que provavelmente não terá metade da qualidade do original). Eu, sinceramente, preferia ver uma sequela, pois não me importaria de ver este grupo de polícias novamente em acção.