Exiled (放逐) é um filme de Hong Kong realizado por Johnnie To com Nick Cheung, Anthony Wong, Francis Ng e Simon Yam nos principais papéis.
O lado positivo de ficar algum tempo sem ver um filme de Johnnie To é esquecer um pouco a mestria do realizador quando se trata de filmes relacionados com a máfia. Exiled, que tal como The Mission se foca num grupo de velhos companheiros, é mais uma das excelentes peças da obra cinematográfica de Johnnie To.
Aumentar

Quando Wo (Nick Cheung) volta a Macau com a sua esposa e recém-nascido, após ter estado fugido durante alguns anos, quatro homens misteriosos aparecem à sua porta. Estes quatro homens são os seus antigos colegas de escola com os quais foi subindo nos patamares da máfia local. Blaze (Anthony Wong), Fat (Lam Suet), Tai (Francis Ng) e Cat (Roy Cheung) continuam activos no submundo do crime local e aparecem à porta de Wo com intenções bem diferentes.
Enquanto o duo Blaze e Fat pretende assassinar Wo a mando das ordens do seu chefe Fay (Simon Yam), Tai e Cat aparecem para assegurar a segurança de Wo, a quem têm uma dívida de gratidão. A partir deste momento, o filme foca-se na relação entre os cinco, na lealdade que ainda sentem uns pelos outros e na forma como hão-de resolver este imbróglio.
Os filmes de Johnnie To têm sempre a capacidade de romantizar a máfia a um ponto onde é difícil não simpatizar com os personagens do filme, mesmo que estes não sejam propriamente um exemplo a seguir. Apesar de serem personagens duros e violentos, acabam por ter certas características infantis que os fazem parecer um grupo de miúdos a brincar num recreio que acaba inevitavelmente manchado de sangue.
Aumentar

Exiled não é excepção, com o quinteto principal a ir crescendo em empatia à medida que o enredo avança. As interpretações dos protagonistas do filme, onde se destaca o excelente Anthony Wong, são bastante convincentes e ajudam a cimentar o sentimento de lealdade e amizade que caracteriza o quinteto principal.
Nem só de uma história comovente de antigos companheiros vive o filme, com as cenas de acção, tal como noutros filmes do realizador, a serem de excelente qualidade. Contando com um bom número de antagonistas com os quais os protagonistas entram em confronto, Exiled opta por uma espécie de acção claustrofóbica.
Os tiroteios acontecem na sua maioria dentro de algum edifício ou sala, tornando-os totalmente caóticos, especialmente quando temos cerca de 20 pessoas a disparar para tudo quanto é lado num T1. A acção é filmada de forma sublime, com os pormenores a sobressaírem mesmo quando é difícil discernir o que se passa.
Aumentar

Johnnie To volta aqui a mostrar o seu enorme talento para a violência poética, com algumas das cenas de acção a tornarem-se facilmente memoráveis para os fãs do género. De um ponto de vista pessoal, o facto da acção se passar em Macau torna o filme mais empolgante e emocionante.
Embora tenha algum conhecimento de Hong Kong, o conhecimento que tenho do território macaense fez com que identificasse facilmente muitos dos locais onde decorre a acção, tornando-se assim o filme mais emocionante e divertido.
Exiled é mais uma das obras de referência de Johnnie To e um obrigatório para os fãs do género. O número de personagens “altamente” do filme é elevado, o enredo é interessante, as cenas de acção são excelentes e tudo acompanhado também de uma excelente banda sonora. Vale muito a pena.