The Long Night (沉默的真相) é uma série chinesa de 12 episódios realizada por Chen Yi Fu com Bai Yu, Liao Fan e Zhao Yang nos principais papéis.
O projeto Light on Series do iQiyi foi uma das melhores surpresas de 2020 em termos de produção de séries. Optando por séries mais pequenas que não se alastram por dezenas de episódios, este projecto começou a ganhar a atenção do público com The Bad Kids. The Long Night, principalmente devido ao seu elenco composto de estrelas não só da televisão, mas também do cinema chinês (principalmente independente), era uma das produções mais esperadas do ano.
Aumentar

A série começa com Zhang Chao (Ning Li) a andar desorientado por uma estação de metro na cidade de Jiangtan, levando consigo uma mala suspeita. Afirmando que tem dentro da mala uma bomba, a ameaça de bomba acaba por se revelar falsa, acabando por se descobrir o cadáver de um procurador dentro da mala. Após confessar imediatamente o crime às autoridades locais, o caso muda de figura quando Zhang Chao é obrigado a depor em tribunal e apresenta o alibi perfeito. A partir desse momento, Zhang Chao declara que dentro de 24 dias se saberá a identidade do verdadeiro assassino, começando simultaneamente a ser enviadas pistas sobre o caso para um jornal local. Devido ao carácter bizarro deste caso, é chamado o prodigioso detetive Yan Liang (Liao Fan) à cidade para ajudar na sua resolução.
The Long Night é uma série onde foi dada mais atenção à qualidade do que à quantidade. Após a reviravolta no primeiro episódio, a série divide-se em três espaços temporais que nos levam a conhecer a fundo Jiang Yang, a vítima de homicídio. Dando bastante destaque à sua evolução como procurador e a relação que tem com o seu colega e antigo polícia Zhu Wei (Zhao Yang), a série leva-nos por um espaço temporal de mais de dez anos onde vão sendo desvendadas pouco a pouco as pistas que levam à resolução deste misterioso caso.
Aumentar

Adaptada a partir de uma obra do autor Zijin Chen (o mesmo de The Bad Kids), The Long Night é uma série viciante e onde o enredo está meticulosamente bem montando para manter o espectador interessado até ao episódio final. O conteúdo da série é surpreendentemente provocatório (tendo em conta o contexto das produções televisivas na China), sendo uma série que entra dentro de temáticas pouco abordadas e que contém um nível de conteúdo gráfico acima do esperado.
O jovem realizador Chen Yi Fu, que pouco crédito tinha antes desta série, contou com um elenco soberbo, com nomes como Liao Fan, Bai Yu, Tan Zhuo, Huang Yao, Ning Li e Lu Xiao Lin, que ajudam a elevar bastante a qualidade da série. Tal como no ocidente, em que estrelas de Hollywood começam a aparecer cada vez mais em produções televisivas de alta qualidade, a tendência parece ter-se alastrado à China, onde actores mais reconhecidos do mundo do cinema começam a aparecer em séries mais pequenas de plataformas de streaming.
Aumentar

Em termos técnicos, a série está bastante bem conseguida, com Chongqing a ser perfeito para o ambiente neo-noir da série. Um dos únicos pontos negativos, mas de certa forma compreensível, é o incessante product-placement existente, bastante evidente principalmente nos primeiros episódios (eu também gosto de frutos secos, mas não tanto assim). A banda sonora, a cargo de Varqa Buehrer, é também excelente, com o estilo de rock progressivo escolhido pelo talentoso compositor a adaptar-se muito bem às exigências da história.
The Long Night é uma série excelente, estando ao nível das produções da Netflix e HBO ao conjugar uma história cativante com um excelente elenco. Com 2020 a ter, na minha opinião, duas das melhores séries de sempre da ficção chinesa para televisão, é esperar que o investimento nesta Light On Series seja para durar e que continue a haver liberdade para explorar novos territórios em séries que se pautam pela qualidade de todos os seus elementos e não pela excessiva quantidade de episódios que muitas vezes só servem para “encher chouriços”.