A Sun é (陽光普照) um filme de 2019 de Taiwan realizado por Chung Mong-Hong com Chen Yi-wen, Samantha Ko, Wu Chien-ho e Liu Kuan-ting nos principais papéis.
Chung Mong-hong (鍾孟宏) é um dos realizadores mais aclamados de Taiwan, mas para ser sincero, desconhecia o seu trabalho, sendo este A Sun (陽光普照) o primeiro filme que vi dele. Após me ter sido recomendado, aproveitei para ver esta grande obra que se encontra no catálogo da Netflix, que merece sem dúvida muito mais destaque do que o que tem recebido.
Aumentar

A Sun foca-se na forma como uma família de Taiwan lida com a ida do seu filho mais novo (Chen Jian Ho) para a prisão após este e um amigo agredirem e cortarem a mão a um rival. A partir deste momento, o filme acompanha, ao longo das suas duas horas e meia, a forma como os quatro elementos da família lidam com esta situação e como tal impacta as decisões que tomam para o futuro. Para além de Chen Jian Ho, acompanhamos também a vida do seu irmão mais velho A-Hao (um estudante promissor e esperança da família), da sua mãe Qin e do seu pai Wen.
A Sun é um filme “pesado”, que lida com temáticas como perda, depressão, ódio, angústia e redenção. Embora tenha duas horas e meia, é um filme que se vê bem pela forma como vai desenvolvendo a história dos seus personagens, explorando as motivações das suas ações e o arrependimento que sentem por certas decisões que tomaram no passado. A história de A Sun é dramática, mas não entra no campo do exagero como por vezes é comum em alguns filmes ocidentais. Os seus personagens sofrem, mas a forma por vezes apática e muito solitária com que lidam com este sofrimento é bastante angustiante para o espectador.
Aumentar

Para além do grande trabalho por parte do realizador, que consegue manter a história coesa e apelativa num filme longo, é também obviamente ajudado pelo grande trabalho do quarteto principal de actores do filme, onde se destaca Chen Yi-wen (Wen), o pai da família que tenta lidar com a angústia e vergonha que sente perante o rumo de vida que o seu filho mais novo escolheu.
A Sun foi o grande vencedor dos prémios Golden Horse de 2019, arrecadando o prémio para melhor realizador e filme de 2019, sendo também escolhido como o representante de Taiwan para os Óscares de 2021. Esta obra de Chung Mong-hong não é fácil de “digerir”, mas é sem dúvida um filme a ter em atenção e que vale a pena a visualização, especialmente pela mensagem de esperança que passa numa história tão atribulada, relembrando-nos que enquanto houver vontade de mudar nunca devemos desistir de ninguém.