Ash is Purest White (江湖儿女) é um filme de Jia Zhangke (贾樟柯) com Zhao Tao (赵涛) e Liao Fan (廖凡) nos principais papéis.

Em tempos idos, Jianghu (江湖) referia-se a um grupo social de pessoas que estavam longe das elites ou que se distanciavam deste mundo. Com o passar do tempo, começou a ser uma expressão associada a quem nunca parava no mesmo sítio, desde artistas de circo, a mercadores e mesmo vagabundos. A evolução da expressão a levou-a a ser associada com o submundo do crime, ligada àqueles que vivem à margem da lei e definem as suas próprias regras. É neste submundo do crime, mais particularmente num casal de pequenos criminosos, que se foca Ash the Purest White.

Qiao (Zhao Tao) é a namorada de Bing (Liao Fan), um dos principais membros da máfia local de Datong. Quando o chefe de Bing é assassinado, o equilíbrio da organização a que pertence perde-se, ficando o lugar de líder à disposição do mais forte. Devido aos conflitos diários em que se envolvem, Zhao Tao e Liao Fan acabam presos, focando-se a maior parte do filme na forma como a vida destes evolui após este acontecimento e as consequências que tem na sua vida romântica e “profissional”.

Aumentar

APW2
Ash is Purest White (Jia Zhangke)

Tal como no seu anterior filme, Mountains May Depart, a narrativa de Ash is Purest White também se estende durante um longo período. As referências temporais nunca são dadas directamente neste filme, sendo analisadas através das mudanças físicas nos personagens, mas principalmente através de certos acontecimentos ou pequenos pormenores da evolução social e tecnológica que se podem observar ao longo do filme.

Seja através de pormenores como telemóveis, aplicações ou através da referência a alguns projectos de construção e reformas políticas, a forma como é definido o avanço do tempo é também uma forma subtil do realizador focar e criticar alguns assuntos relacionados com a história recente do seu país, alguns deles já abordados e analisados de forma mais detalhada noutros filmes da sua obra. Em Ash is Purest White a transição temporal é tratada como se saltássemos de memória em memória, mas sempre com um fio condutor bem definido que não afecta o ritmo do filme.

Aumentar

APW4
Ash is Purest White (Jia Zhangke)

Protagonista em muitos dos filmes de Jia Zhangke, Zhao Tao tem neste filme provavelmente a sua melhor performance da longa colaboração entre ambos. A relação de dependência que há entre Qiao e Bin (Fan Liao) ao longo do filme é sempre o foco ao longo de todo o filme, mas isso não significa que a vida de ambos se resuma a isso. A personagem de Zhao Tao tem uma evolução notável, tornando-se mais forte e dura ao longo da história, mas sem nunca perder o seu lado mais humano que a caracteriza no início.

A cinematografia do filme é belíssima, seja em grandes planos ou em cenas mais íntimas, há sempre uma enorme atenção ao detalhe e uma forma de capturar as cenas que nos aproxima da história e dos personagens, notando-se que houve uma enorme preparação na maneira como cada cena foi imaginada.

Aumentar

APW5
Ash is Purest White (Jia Zhangke)

Ash is Purest White é mais um grande filme de Jia Zhangke. Se em alguns dos seus filmes o foco está mais no que os seus personagens representam do que propriamente no personagem em si, em Ash is Purest White a fortíssima dupla de protagonistas mantém sempre em si o foco, e mesmo com todas as referências e críticas que o filme contém, nunca deixa de ser a história particular deste casal o motivo de maior interesse do filme.

Ash is Purest White analisa a constante mudança em termos de mentalidades e valores na actual sociedade chinesa, mas é também uma história mais íntima, focando-se numa relação de amor-ódio, em encontros e desencontros e nas grandes mudanças que eventos que parecem insignificantes podem causar na vida de qualquer um.

Trailer do filme