Once a Thief (縱橫四海) é um filme realizado por John Woo (吳宇森), com Chow Yun-Fat (周润发), Leslie Cheung (张国荣) e Cherie Chung (钟楚红) nos principais papéis.
John Woo é o realizador de alguns dos melhores filmes de acção de sempre. A Better Tomorrow, Hard Boiled, The Killer, Heroes Shed No Tears, entre outros, fazem parte de um conjunto de filmes que tornam este realizador num nome de referência.
Aumentar

Em Once a Thief, John Woo volta a juntar Chow-Yun Fat com Leslie Cheung, cuja parceria no ecrã já tinha funcionado bastante bem em A Better Tomorrow. A eles junta-se Cherie Chung, formando um trio de ladrões profissionais que tem no roubo de obras de artes prestigiadas o seu nicho de mercado.
Joey (Chow Yun-Fat), James (Leslie Cheung) e Cheri (Cherie Chung) são três órfãos que cresceram juntos após serem adoptados por Chow (Kenneth Tsang), um cruel ladrão que constrói uma relação bastante abusiva com as três crianças. No entanto, estas acabam por ser duplamente adoptadas quando um polícia local, interpretado por Paul Chu, decide tomar contas delas após as ver a praticar uma espécie de boa acção. Embora cresçam divididos entre os dois lados da lei, acabam por escolher seguir uma vida de crime na qual se foca a história principal do filme, havendo também espaço para um triângulo amoroso entre os protagonistas.
Once a Thief é um filme com uma carga emocional bastante mais reduzida que outros filmes de John Woo. Embora haja o twist dramático usual nas obras deste realizador, este não tem o mesmo impacto como o que acontece em, por exemplo, A Better Tomorrow. Mas a falta de tal carga emocional não retira valor ao filme, que é uma boa comédia de acção em que os protagonistas têm uma química incrível no ecrã. Mesmo nos momentos mais dramáticos, Once a Thief é um filme que puxa bastante para o lado da comédia, tornando-se um filme onde raramente se sente que o destino dos protagonistas esteja em risco.
Chow Yun-Fat e Leslie Cheung têm uma química fantástica nas várias cenas que partilham no filme, especialmente nas que envolvem um plano para roubar um qualquer artefacto valioso.
Aumentar

Como é de esperar num filme de John Woo, as cenas de acção são um dos pontos altos, com chuvas de tiros e voos com pistolas nas mãos a fazerem sempre parte das frenéticas cenas de tiroteios e perseguições. Para além da qualidade destas, as cenas de roubo são de destacar pela originalidade e valor cómico que acrescentam ao filme (onde se destaca sem dúvida uma cena que envolve copos recheados de vinho). É também de realçar que mais de metade da acção do filme se passa em França, sendo um aspecto que o diferencia quando comparado com outras obras que baseiam a totalidade da sua acção em Hong Kong.
Once a Thief é um filme bastante cool, que devido à fantástica obra do realizador, na minha opinião, não está no topo das obras que já realizou. Continua, mesmo assim, a ser um filme que vale muito a pena ver, seja pelas excelentes cenas de acção, pela oportunidade de ver mais uma colaboração entre Chow Yun-Fat e Leslie Cheung ou pelo humor bizarro que está sempre presente nas obras de John Woo.
Once a Thief é mais uma obra a ser considerada por parte do mestre do cinema de acção, que apesar de não ser um dos seus melhores filmes, é mais um clássico.
Fonte das imagens: Google Images