Chinese New Year: The Biggest Celebration on Earth é uma série documental com três episódios produzida em 2016 pela BBC focada nas celebrações do Ano Novo Chinês (春节).

O Ano Novo Chinês é a maior celebração anual na China. Responsável pela maior migração humana anual (que pode ser vista em detalhe no documentário Last Train Home), com milhões de pessoas a voltarem às suas terras natais por esta altura, o Ano Novo Chinês é a época festiva mais importante na China e, tal como todas as épocas festivas, tem tradições específicas relacionadas com esta. Sendo uma época festiva ainda não muito conhecida no ocidente, a BBC, no ano de 2016, perto da altura da entrada do Ano do Macaco, lançou uma minissérie de três episódios com foco nesta celebração que se estende por cerca de duas semanas.

Aumentar

ChineseNewYear3
Os apresentadores da série passaram alguns dias na gélida cidade de Harbin. (Chinese New Year)

Levando uma equipa com vários repórteres para a China, esta minissérie da BBC fez um excelente trabalho de análise das festividades do Ano Novo Chinês. Viajando por toda a China, com segmentos em Harbin, Pequim, Wuhan, Kunming, Hong Kong e outras cidades, esta minissérie faz uma análise minuciosa de muitas das tradições desta época festiva e festividades locais de algumas zonas da China.

Ao longo da minissérie é destacada a actividade comercial relacionada com esta altura festiva, que vai desde os tradicionais mercados de ano novo até aos grandes mercados de venda de vegetais e flores. São também apresentadas algumas técnicas de pesca tradicionais e é feita uma viagem às origens do fogo de artifício tradicional da China.

Aumentar

ChineseNewYear4
Todos os anos milhares de pessoas voltam para a sua terra natal de mota. (Chinese New Year)

Além da fantástica viagem à volta da China presente na série, há um foco especial nas tradições gastronómicas associadas a esta época, dando destaque a alguns pratos e bebidas tradicionais chinesas (火锅 (Hot Pot), 白酒(Bai Jiu) e (饺子) Jiaozi marcam presença), tendo os apresentadores oportunidade de participar em vários jantares de Ano Novo Chinês acompanhados pelas famílias locais. Sendo a maior migração anual do ano, a série também dá bastante destaque às viagens feitas por chineses por todo o mundo para voltar a casa, com segmentos que acompanham viagens de avião, comboio, mota e barco que partilham um objectivo comum.

Sendo uma minissérie associada ao Ano Novo Chinês, não podia também faltar a presença da Gala da CCTV, o clássico programa de televisão da estação estatal que todos os anos é visto por milhões de pessoas em toda a China e mesmo em todo o mundo.

Aumentar

ChineseNewYear5
Os mercados ficam completamente vermelhos nesta altura do ano. (Chinese New Year)

Não havendo muitos programas ocidentais associadas a esta altura festiva, esta minissérie da BBC ganha um lugar de destaque. Feita pela altura do Ano do Macaco, é uma série que se pode rever todos os anos de modo a refrescar o conhecimento sobre esta época festiva tão importante para o povo chinês. Seja para pessoas que desconhecem por completo esta época festiva ou para outras que já têm algum conhecimento, Chinese New Year: The Biggest Celebration on Earth apresenta um trabalho bastante completo que com certeza apresentará factos desconhecidos mesmo para os espectadores mais familiarizados com as festividades do Ano Novo Chinês. É altamente recomendável e o programa que recomendo sempre para quem quer saber mais sobre o “Festival da Primavera”.

新年快乐!

Trailer da série.

Site da série da BBC.

Fonte das imagens: Google Images