Protégé (门徒) é um filme policial de Hong Kong realizado em 2007 por Derek Yee (尔冬升), com Andy Lau (刘德华), Daniel Wu (吴彦祖) e Zhang Jingchu (张静初) nos principais papéis.

A temática do agente infiltrado é uma das mais exploradas nos filmes policiais de Hong Kong. Com o auge deste estilo a estar provavelmente na trilogia Infernal Affairs (无间道系列), Protégé de Derek Yee é um filme que faz uma abordagem um pouco diferente a esta temática.

Nick (Daniel Wu) é um polícia que já se encontra há sete anos infiltrado no mundo do narcotráfico em Hong Kong, tendo ganho a confiança total de Kwan (Andy Lau), o chefe local. Com a idade a avançar e bastante debilitado pelos diabetes, Kwan começa a preparar a transição do seu negócio para as mãos de Nick, que começa a ficar dividido entre a sua lealdade às forças policiais e a Kwan, um homem do qual se tornou aprendiz e com quem tem uma relação especial. Além da complicada vida profissional que leva, Nick começa também a cultivar uma relação com Jane (Zhang Jingchu), a sua vizinha toxicodependente.

Aumentar

Protégé
A relação entre Nick e Kwan é um dos pontos altos do filme. (Protégé)

Protégé é um filme com uma abordagem um pouco diferente à temática do polícia-ladrão. O filme foca-se bastante na experiência pessoal de Nick como agente infiltrado e nas consequências que tal profissão trás à sua vida privada, destacando também o impacto do consumo das drogas nas pessoas que lhe são mais próximas.

A relação entre Nick e Jane é uma das componentes emocionalmente mais fortes do filme. Jane é uma mulher toxicodependente, mãe de uma criança que teve com o seu ex-marido, outro toxicodependente que abusava frequentemente dela. Aproximando-se de Nick devido às dificuldades que Jane tem para alimentar a filha, Nick acaba por ganhar empatia pelas duas, começando então a ser confrontando com o flagelo da droga na primeira pessoa e sem grande noção de como há-de lidar com isso.

Aumentar

Protégé
Nick vai cultivando uma relação com a sua vizinha e a filha ao longo do filme. (Protégé)

Uma das características mais interessantes do filme é o facto da maior parte dos personagens serem bastante frágeis e sem grande ideias definidas quanto ao futuro. Kwan encontra-se debilitado pela doença e tem cada vez mais dificuldades em gerir um negócio onde antes era um senhor absoluto. Jane falha consecutivamente no seu papel como mãe devido as sucessivas recaídas no vício da droga. Nick é um polícia cansado com o seu trabalho que já tem dificuldades em saber para que lado cai a sua lealdade. É a partir deste leque de personagens frágeis que Protégé cria a sua história, tornando-se um filme bastante sombrio dentro desta temática.

A interpretação dos actores do filme é um dos pontos altos. Andy Lau, Daniel Wu e Zhang Jingchu estão excelentes nos seus papéis. Apesar de Andy Lau interpretar um temido chefe da máfia, o seu aspecto débil e o carinho que tem pelo seu “protégé” ao longo do filme faz com que se crie uma certa empatia com ele. Zhang Jingchu tem um excelente papel a interpretar uma personagem toxicodependente, sendo até desesperante ver a situação em que se encontra durante alguns momentos do filme. Daniel Wu é bastante carismático durante todo o filme, interpretando um personagem taciturno que vai trazendo algum equilíbrio à vida das pessoas que o rodeiam, encontrando-se no entanto em constante conflito interno que o vai desgastando ao longo do filme.

Aumentar

Protégé
A vida de um polícia infiltrado não é fácil. (Protégé)

Não sendo um filme com grandes cenas de acção ou organizações mafiosas bastante complexas, Protégé destaca-se pelo destaque que dá aos seus personagens. É uma história sobre pessoas que se encontram no limite e que tentam encontrar uma resolução rápida para os seus problemas. É um filme emotivo e um pouco deprimente, sendo uma obra que vale a pena ver pela abordagem particular que faz a esta temática dentro do cinema de Hong Kong.

Trailer do filme.

Fonte das imagens: Google Images