Black Snow (本命年) é um filme dramático de 1990 realizado por Xie Fei (谢飞), inspirado num livro do autor Liu Heng (刘恒), que conta com Jiang Wen (姜文) no papel principal.

Li Huiquan é um jovem adulto de vinte e quatro anos que acabou de cumprir uma pena de três anos de prisão num campo de trabalhos forçados. De volta a Pequim e sem grandes perspetivas de trabalho, Li Huiquan vai passo a passo tentando voltar a ter uma vida normal. Enquanto reconstrói a sua vida, o protagonista vai travando novos conhecimentos e reencontrando caras conhecidas, sendo diariamente atormentando por memórias do passado enquanto tenta singrar num ambiente adverso.

Aumentar

Black Snow
Jiang Wen tem uma interpretação tremenda neste filme. (Black Snow)

Black Snow é um estudo sobre o seu personagem principal. Situando-se a história no início dos anos noventa na China, uma altura politicamente conturbada pelos recentes incidentes na praça de Tiananmen, o filme foca-se nas dificuldades que o personagem principal encontra ao tentar voltar a ter uma vida normal após os três anos que passou na prisão. Tudo mudou no mundo de Li Huiquan após cumprir a sua pena: os amores passados desapareceram, as perspectivas para o futuro ficaram mais sombrias e o número de personagens com valores morais duvidosos que agora fazem parte da sua vida subiram de número.

Black Snow é um filme duro, onde o protagonista falha sucessivamente mesmo quando tenta o seu melhor para mudar o rumo dos acontecimentos. Li Huiquan é um personagem taciturno, vivendo atormentado pelos erros do passado que o impedem de levar o rumo que este um dia desejou para a sua vida. Acaba eventualmente a ficar inclinado para voltar a cometer os mesmos erros que mudaram o curso da sua vida.

Aumentar

Black Snow
A jovem Zhao Yaqiu (Cheng Lin) é a única luz na vida de Li Huiquan (Jiang Wen). (Black Snow)

Num filme em que o foco principal da história é quase todo no mesmo personagem, Jiang Wen tem uma performance tremenda no papel de Li Huiqian. Transmite de forma sublime a melancolia que assola o seu personagem, cujos únicos momentos onde demonstra alguns lampejos de felicidade é quando acompanha a casa Zhao Yaqiu (Cheng Lin), uma jovem cantora que conheceu num bar local.

À medida que o filme vai avançando, o protagonista sente-se a ficar para trás numa sociedade que avança rapidamente devido ao súbito crescimento económico do país. Jiang Wen transmite de forma convincente o desespero sentido pelo seu personagem, tornando-se o realismo cru do filme angustiante para os espectadores.

Aumentar

Black Snow
Li Huiquan vagueia sem grande rumo pelas ruas da metrópole. (Black Snow)

A fotografia do filme é belíssima, adoptando um estilo noir que ajuda a enfatizar a melancolia. Capturando as subtilezas de cada personagem e de uma cidade em constante alteração, o realizador transforma o protagonista do filme num anti-herói contra o sistema, que vagueia sem grande rumo pelas ruas desta bela, mas fria cidade. Embora quase nada corra de feição a Li Huanqiu, este mantém-se na maior parte do tempo calmo e ponderado, fumando em cadeia enquanto observa de forma pacata os acontecimentos à sua volta.

Black Snow é um excelente retrato da vida de um marginal nos primeiros anos da década de noventa na China, focando-se também nas dificuldades e mágoas dos jovens da chamada “geração perdida” (os jovens enviados para o campo durante a altura da Revolução Cultural). Foi o vencedor do Urso de Prata no Festival Internacional de Cinema de Berlim e o Hundred Flowers Award de 1990.

Uma das cenas mais marcantes do filme. (Black Snow)

Fonte das imagens: Google Images