Super Successor (绿茵继承者) é um reality show com dez episódios produzido pela Zhejiang TV que foi transmitido durante o ano de 2016.

O futebol está longe de ser um dos desportos onde a China evidencia talento a nível global. Tendo apenas participado no Mundial de 2002, a seleção nacional de futebol chinesa não se tem conseguido afirmar como uma das seleções asiáticas de referência.

Nos últimos anos tem havido um grande investimento na área do futebol na China, muito devido à paixão que o atual presidente do país nutre pelo desporto. Desde as contratações sonantes dos clubes chineses até ao número enorme de escolas de futebol que têm aberto por todo o país, a China tem investido bastante neste desporto com o objetivo de participar num Mundial num futuro próximo. Esta recente “loucura” pelo futebol motivou este programa de televisão.

Aumentar

Capa
O leque de jogadores convidados para participarem no programa. (Super Successor)

Em Super Successor os protagonistas são alguns jovens talentos do futebol chinês. Ainda todos em idade de juvenis ou juniores, estes jovens tiveram a oportunidade de fazer um estágio na Europa e conhecer algumas das maiores estrelas do futebol mundial. São escolhidos 16 jogadores chineses, oito deles já a jogar na Europa (onde está presente o jovem sino-português Vítor que joga na Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais) e outros deles que jogam nas camadas de formação de alguns dos clubes de maior destaque da China (encontrado-se uma rapariga entre os atletas).

Ao longo dos dez episódios da série a equipa vai subindo de forma enquanto joga contra as camadas jovens de alguns dos maiores clubes europeus como Real Madrid ou Inter de Milão. A comandar a equipa está a antiga glória da selecção chinesa Hao Haidong (郝海东), que tenta retirar o melhor destes jovens talentos, sendo bastante duro e disciplinador durante toda a série.

Aumentar

timg
Fabio Cannavaro surpreendeu os jovens talentos chineses durante um dos episódios. (Super Successor)

Mas o maior destaque da série vai para a presença de grandes estrelas do futebol mundial a treinarem em conjunto com os jovens chineses. Em cada episódio aparece um jogador diferente, fazendo Cristiano Ronaldo, Messi, Inzhagi, Cannavaro e James Rodriguez parte do leque de jogadores convidados a participar no programa.

Numa altura em que há grande expectativa para saber como se vão sair as futuras gerações chinesas no palco do futebol mundial, Super Successor dá-nos uma visão resumida do que podemos esperar para o futuro. Há sem dúvida talento entre os jovens chineses, mas irá ser necessário muito trabalho e uma maior presença de jogadores chineses em ligas mais competitivas para a China evoluir para um lugar de destaque no mundo do futebol. Neste programa são evidenciados alguns problemas a nível de treino e mesmo de motivação para com o desporto, tendo este programa o intuito de mudar a mentalidade de algumas das jovens vedetas que nele participam.

Participação de Lionel Messi no programa.

Super Successor é um reality show um pouco diferente dos outros, completamente apontado para os fãs de futebol e provavelmente de pouco interesse para o resto do público. Conta só com uma temporada (cujo orçamento deve ter sido elevado), não havendo ainda notícias de continuação do programa.

Na verdade, a melhor continuação para este programa será a seleção Chinesa de futebol assegurar um lugar na fase final do Mundial de 2022 no Qatar.

O programa está disponível para visualização no YouTube.

Fonte das imagens: Google Images