Os Second Hand Rose (二手玫瑰) são uma banda rock chinesa, formada no ano 1999 em Harbin, composta actualmente por Liang Long (梁龙, guitarra, voz), Yao Long (姚澜, guitarra), Li Ziqiang (李自强, baixo), Wu Zequn (吴泽琨, instrumentos tradicionais chineses) e Sun Quan (孙权, bateria).
Formados em 1999 na gelada cidade de Harbin, os membros da banda liderada por Liang Long mudaram-se para Pequim no ano seguinte, cidade que tem servido de base para a actividade dos Second Hand Rose.
Os Second Hand Rose são uma das maiores bandas de culto da China, embora nunca tenham atingindo muito sucesso no panorama mainstream da música chinesa. A música composta pela banda destaca-se pela sua singularidade. Recolhendo influências do rock ocidental e da música tradicional chinesa, o som dos Second Hand Rose é uma mistura de sons tradicionais da música folk chinesa, elementos de ópera chinesa e também sons que se aproximam mais do rock americano e europeu.
Aumentar

Além de se destacarem pelo som único da música que produzem, o seu aspecto visual também é um aspecto de destaque. Liang Long começou a carreira por aparecer em palco vestido em drag, e embora tenha abandonado recentemente esse estilo, a banda continua a apresentar-se em palco normalmente com roupas vistosas e fora do comum.
Os Second Hand Rose são uma das bandas que eu felizmente já tive oportunidade de ver ao vivo. Há uns anos atrás, aquando da visita dos Metallica à China, os Second Hand Rose tocaram no dia anterior em Shanghai. Sendo uma banda desconhecida para mim até então, fui apenas porque um dos membros da banda na altura (que é holandês) era conhecido de uma das minhas colegas de turma. Foi uma excelente surpresa. Além da magnífica música da banda, os concertos dos Second Hand Rose são uma experiência única. A banda raramente pára quieta em palco e transmite toda essa energia ao público, a quem normalmente dão adereços (como leques gigantes) para tornar a festa ainda maior. Foi sem dúvida um concerto memorável, sendo os Second Hand Rose uma das bandas mais carismáticas que já tive oportunidade de ver em palco.
A banda conta já com seis álbuns lançados: Second Hand Rose Band (二手玫瑰) de 2004, 玫开二度 de 2005, The World of Entertainment (娱乐江湖) de 2006, Lover (情儿) de 2009, Everyone Wants To Be The Leader Singer (人人有颗主唱的心) de 2010 e Stealing The Show (一枝独秀) de 2013.
Os Second Hand Rose são uma das bandas mais originais e talentosas da China, que se têm mantido fiéis ao seu som único durante toda a sua carreira. Já tendo atingido alguma fama na China, a banda continua mesmo assim a ter uma carreira discreta a nível interno. Não atingindo o patamar de fama de outras bandas rock de referência na China, os Second Hand Rose têm qualidade mais que suficiente para ser uma das maiores referências rock do seu país de origem.
São uma banda altamente recomendável, não só devido ao seu som único, mas também por serem uma banda incrível ao vivo, ficando a recomendação para quem um dia tiver oportunidade de os ver em concerto.
Podem descobrir mais sobre a banda e comprar os seus CD no Bandcamp da mesma.
Fonte das imagens: Google Images