A Perfect Crime (下面我该干些什么, tradução literal “Que devo fazer a seguir?”) é um livro escrito por A Yi (阿乙, pseudónimo do escritor Ai Guizhou), publicado em 2012.

Ainda não sendo um autor muito conhecido na China e com poucas obras lançadas até ao momento, A Yi (Ai Guizhou) nasceu em em 1976 em Ruichang na província de Jiangxi. Tendo começado a sua carreira como polícia, depressa se aborreceu com esta escolha profissional, tendo no entanto acumulado experiência suficiente para servir de inspiração para escrever esta obra.

A Perfect Crime segue a vida de um jovem estudante que decide assassinar uma das suas colegas de escola. O personagem principal da história é um jovem solitário que vive com a tia. Tendo o seu pai já falecido e vivendo longe da mãe, com a qual não tem grande relação, o protagonista da história é um jovem que não vê grande sentido na sua vida, não tendo grandes planos para o futuro.

Aumentar

A Yi Ai Guizhou
A Yi (Ai Guizhou), autor da obra.

Enfadado com a vida que leva, o narrador do livro decide assassinar a sua colega Kong Jie, uma das poucas pessoas com quem mantém algum contacto social na escola. Levando a cabo um homicídio brutal, o protagonista da história decide fugir e esperar para ver a reacção da sociedade ao hediondo crime que acabou de cometer.

Em A Perfect Crime nunca chegamos a saber o nome do narrador. O personagem principal fica incógnito durante toda a obra, sendo traçado o perfil psicológico do mesmo ao longo das duzentas e poucas páginas do livro. Sem motivações de força maior para cometer o homicídio, o narrador é um personagem narcisista, apático e que despreza a sociedade em geral e mesmo o seu próprio valor como ser humano.

Aumentar

AYI5
O autor da obra é um antigo polícia. (A Perfect Crime)

A Perfect Crime é uma análise ao perfil psicológico de um sociopata, acompanhando o leitor o pensamento deste desde o momento em que começa a planear o homicídio até às consequências que este acto lhe trás. É uma obra bastante violenta, principalmente a nível psicológico, com o narrador a desafiar as convenções sociais com que a maior parte das pessoas se identifica.

O código moral distinto do personagem principal é um dos destaques da obra. O autor tentou com esta obra mostrar um lado mais obscuro da sociedade chinesa, focando-se naqueles que se desviam da norma social e sem grande justificação (aos olhos dos demais) cometem crimes violentíssimos.

A Perfect Crime é uma obra onde o principal mistério não é descobrir quem cometeu o crime, mas sim conhecer as verdadeiras motivações e traços psicológicos do personagem principal. É um livro relativamente curto, cujo ambiente sombrio e características únicas do personagem principal façam com que seja um livro difícil de largar após o começar a ler.

Conversa com o autor do livro.

Fonte das imagens: Google Images