Os Higher Brothers (海尔兄弟) são uma banda de hip-hop chinesa formada em 2016, composta por Masiwei (马思维), Dzknow, Melo e Psy P., quatro rapazes oriundos da cidade de Chengdu na província de Sichuan.

Embora seja um dos estilos musicais mais populares do mundo, o Hip-Hop está longe de ser um dos estilos favoritos do público chinês. Num mercado onde a música pop domina, os rappers representam um nicho de mercado que normalmente não chega ao mercado mainstream e cuja fama fica muitas vezes reduzida ao seu público local.

Aumentar

HigherBrothers1
Dzknow, Masiwei, Melo e Psy P. (Higher Brothers)

Adam J. Schokora, David Yen

Os Higher Brothers, cujo estilo se insere no trap hip-hop, parecem estar dispostos a mudar o panorama deste estilo musical na China. O nome da banda é inspirado numa marca de electrodomésticos (Haier), fazendo a banda também periodicamente referências a uma série de animação chinesa com a qual partilham o nome (海尔兄弟), série da qual os membros da banda eram fãs quando eram crianças. Oriundos da cidade de Chengdu, conhecida por ser a maior base do hip-hop na China, os membros da banda começaram por ser colaboradores do colectivo Chengdu Rap House (CDC), tendo depois decido criar o seu próprio projecto , contando com o apoio e benção da CDC.

Contando com uma grande base de fãs na sua cidade Natal de Chengdu, os Higher Brothers ainda não são um nome muito conhecido no resto da China. No entanto, os seus vídeos são bastante populares no YouTube, especialmente desde que começaram a ser transmitidos pela plataforma 88rising (um projecto que divulga artistas asiáticos), ultrapassando por muito as visualizações que têm nos sites de streaming chineses.

A inspiração da banda vem de alguns nomes bastante conhecidos do público em geral, como Jay-Z e Snoop Dogg, mas também de outros não tão famosos e mais próximos da sua cidade natal, como é o caso do taiwanês MC Hot Dog e Boss Shady, nome conhecido da cena de hip-hop de Chengdu. Estes quatro rapazes de Chengdu têm chamado à atenção de alguns nomes da cena do hip-hop norte-americano, contando já com algumas colaborações com artistas asiáticos e americanos (e com perspetiva para fazerem muitas mais) .

Os “Higher Brothers” são um projecto relativamente recente, contando apenas com o álbum “Black Cab” no seu currículo. Neste álbum destacam-se músicas como “WeChat”, “Black Cab”, “Franklin”, “Isabellae”, “711” e a fantástica “Made In China”, um hino a tudo o que é feito na China.

Os Higher Brothers falam de coisas comuns da actualidade chinesa, aproveitando para dar um toque chinês ao estilo norte-americano no qual se influenciam. O estilo das músicas varia ao longo do álbum, contando com alguns temas mais agressivos, como “Black Cab”, e outros mais melódicos, como “Franklin”, uma música dedicada ao personagem de Grand Theft Auto 5.

As músicas da banda são normalmente um misto de várias línguas e dialectos, misturando o inglês, mandarim e o dialecto de Sichuan.

Ainda bastante jovens, os “Higher Brothers” têm tudo para ser a cara da internacionalização do hip-hop chinês, e tal como nome da banda indica, a sua vontade é chegar “mais alto”. Com um à vontade e agressividade lírica pouco comum na música chinesa, estes quatro rapazes de Chengdu parecem ter uma carreira promissora pela frente.

Fonte das imagens: Google Images

Página do Spotify da banda, onde se pode escutar o álbum “Black Cab”.