“Crónica de um vendedor de sangue” (许三观卖血记) é um livro escrito por Yu Hua (余华), publicado em 1995.
Yu Hua é um escritor chinês que nasceu na província de Zhejiang, mais propriamente em Hangzhou, no ano de 1960. Tendo crescido durante a altura da revolução cultural e numa fase de várias dificuldades económicas e políticas do seu país, as suas obras baseiam-se frequentemente nesta época tumultuosa da história recente da China. Neste “Crónica de um vendedor de sangue”, a história baseia-se na vida de Xu Sanguan e estende-se desde os anos cinquenta até aos anos oitenta do século XX na República Popular da China.
Xu Sanguan é um homem modesto que trabalha como distribuidor na fábrica de casulos de seda da sua cidade. Com um salário baixo, recorre periodicamente à venda de sangue para ter mais dinheiro. Esta prática não é muito bem vista socialmente, mas é algo que permite a Xu Sanguan amealhar dinheiro rapidamente. Apaixonando-se por Xu Yulan e acabando por casar com esta, acabam por ter três filhos: Yile, Erle e Sanle.
Aumentar

À medida que o primeiro filho da família vai crescendo, Xu Sanguan repara que o garoto não tem grande parecenças físicas consigo, sendo mais parecido com um dos seus vizinhos. Este vai ser o mote para o começar do desabar da estabilidade familiar de Xu Sanguan, numa história que se estende por três décadas da história da China.
Focando-se na história desta família e da pequena cidade onde vivem, “Crónica de um vendedor de sangue” é uma obra que analisa os grandes acontecimentos destas décadas na China através da experiência pessoal desta família. Ao longo da saga de Xu Sanguan para estabilizar a sua vida familiar e reganhar face perante os habitantes da sua pequena cidade, vão acontecendo vários tumultos políticos e sociais que acabam por marcar a vida desta família.
Ao longo da obra é descrita a experiência de fome da família durante “O grande salto em frente” (,大跃进) os julgamentos públicos a que a sua mulher é submetida durante a “Revolução Cultural” (文化大革命), a experiência dos seus filhos durante a “Campanha de Envio para o Campo” (上山下乡运动), chegando até aos tempos da Abertura Económica da China (改革开放) e como esta afecta os diferentes membros da família.
Aumentar

Xu Sanguan não é um herói, é apenas um homem comum a tentar encontrar a melhor solução perante situações adversas. Como qualquer pobre-diabo, recorre periodicamente à reprovável venda de sangue e a subornos a algumas entidades oficiais para conseguir o melhor para a sua família.
“Crónica de um vendedor de sangue” é uma obra que lida com temáticas fortes, abordadas pelo autor de forma suavizada na figura do modesto Xu Sanguan, mas cuja dureza dos tempos em que a história se passa está bem presente. É um excelente livro, que retrata de forma bastante particular algumas das décadas mais agitadas da história da China no século XX.
O livro foi alvo de uma adaptação a filme em 2015 por parte do realizador sul-coreano Ha Jung-woo, com a história a ser adaptada ao pós guerra da Coreia na Coreia-do-Sul.
O livro foi editado em português pela Relógio de Água, com tradução do original por Tiago Nabais.
Fonte das imagens: Google Images