Os Hedgehog (刺猬) são uma banda chinesa originária de Pequim, composta pelo guitarrista/vocalista ZO (子健), pela baterista Atom (阿童木) e pelo baixista He Yifan (何一帆).

Os Hedgehog são uma banda já experiente da cena alternativa de Pequim. Criada em 2005, a banda começou a destacar-se bem cedo a par com os Carsick Cars. Com apenas três membros, um dos motivos de maior apelo dos Hedgehog é a intensidade e fúria da sua baterista Atom.

Contando já com nove álbuns lançados, o som dos Hedgehog foi variando ao longo dos anos, mas a qualidade dos seus lançamentos é uma constante, o que os leva a ter uma grande base de fãs na cena do rock alternativo chinesa.

Aumentar

s4youtube
Os Hedgehog já contam com mais de dez anos de existência. (Hedgehog)

Em 2006 apresentaram-se com “Happy Idle Kid”, o álbum mais “cru” da banda, com riffs de guitarra acelerados e um som muito punk. No lançamento seguinte em 2007, “Noise Hit World”, a banda deixa de lado alguma da revolta demonstrada no seu primeiro trabalho. Misturando agora o som rock com algumas sonoridades pop, é um álbum onde os Hedgehog optaram por cantar unicamente em inglês. Em 2009 lançaram “Blue Daydreaming”, o álbum que apelidam como o segundo da “Trilogia da juventude”. Continuando no mesmo estilo sonoro do anterior, Blue Daydreaming destaca-se por conter músicas já cantadas em chinês e algumas composições mais melódicas que os anteriores trabalhos.

Após o lançamento do terceiro álbum, a banda passou por um momento de pausa, tendo ZO e Atom criado um novo projecto musical (B-Side Lovers). No entanto, os Hedgehog nunca cessaram de existir e lançaram em 2011 “Honeyed and Killed”, um álbum muito influenciado pela música dos Jesus and Mary Chain. Este foi também o último álbum com o baixista Box na banda e álbum final da “Trilogia da Juventude”. No mesmo ano lançaram a demo “DEstroy meMOries”, com um som mais experimental onde os Hedgehog procuraram encontrar um estilo diferente para a banda.

Da experiência com “Destroy MeMOries” em 2011, nasceu em 2012 o álbum “Sun Fun Gun”, um álbum mais trabalhado e onde a banda assume o novo som que caracteriza a sua fase “adulta”, sendo este um dos melhores trabalhos da banda. Em 2014, a banda lançou “Phantom Pop Star”, um álbum que parece aglomerar toda a experiência que os Hedgehog foram acumulando ao longo da sua carreira, tendo músicas que fazem relembrar todos os períodos da carreira da banda.

Em jeito de celebração do seu décimo aniversário, a banda lançou em 2015 o álbum “Neurons”, cheio de B-Sides e outras músicas não lançadas anteriormente pela banda.

Os Hedgehog são uma das bandas mais carismáticas e populares da música alternativa chinesa, continuando a impressionar a cada novo álbum que lançam. A banda tem álbuns para todos os gostos, desde punk-rock, shoegazing, noise-pop e indie rock, todos os estilos parecem estar ao alcance desta banda de Pequim, cujo constante reinventar do seu som tem sido uma das principais razões do sucesso ao longo dos anos.

Podem descobrir mais sobre a banda e comprar o seu CD no Bandcamp da mesma.

Podem ouvir alguns dos álbuns da banda no Spotify.

Fonte das imagens: Google Images