The Mission (枪火) é um filme de 1999 realizado por Johnnie To ( 杜琪峯), com Anthony Wong (黃秋生) Francis Ng (吴镇宇), Lam Suet (林雪) e Simon Yam (任达华) nos principais papéis.

A obra cinematográfica mais consagrada de Johnnie To é na sua maioria composta por filmes onde os mafiosos assumem o papel principal. Neste The Mission, o submundo do crime de Hong Kong volta a estar em destaque, numa película que se foca unicamente em alguns membros do mundo da máfia e onde a polícia não tem qualquer presença.

Lung (Eddy Ko) é o chefe de uma associação criminosa de Hong Kong, que inesperadamente vê-se alvo de um atentado contra a sua vida. Escapando por pouco, decide com a ajuda do seu irmão Frank (Simon Yam) arranjar uma equipa de guarda-costas que o acompanhem até descobrirem quem esteve por detrás do ataque. Contratados pela sua fama e experiência no mundo do crime, Curtis (Anthony Wong), James (Lam Suet), Mike (Roy Cheung), Roy (Francis Ng) e Shin (Jackie Lui) formam a equipa de cinco guarda-costas que acompanham o chefe deste grupo mafioso, enquanto simultaneamente tentam descobrir quem atenta contra a sua vida.

Aumentar

TheMission3
Lung é um chefe da máfia com a vida em risco. (The Mission)

A história de The Mission anda toda à volta dos cinco personagens encarregues desta missão. É um filme de acção um pouco diferente do comum. As cenas de acção são extremamente tensas, em muitas delas não chegando a haver muito movimento. Os personagens principais encontram-se sempre com a sua vida em risco, não sendo óbvio qual será o desfecho das mesmas. Todos os planos destas cenas parecem um quadro (a cena no centro comercial é incrível), tornando-as numas das razões de maior interesse do filme.

O filme conta com pouco diálogo, o que inesperadamente serve para reforçar a coesão do grupo principal. Quase desconhecidos no início do filme, a sua relação vai sendo fortalecida nos momentos de lazer. É bastante interessante a maneira como o realizador consegue tornar interessantes cenas onde basicamente nada se passa, como por exemplo o grupo a parar para fumar um cigarro ou à espera que o seu chefe saia de uma reunião.

Aumentar

TheMission1
A relação entre o grupo principal é um dos destaques do filme. (The Mission)

The Mission é um filme com um enredo simples de compreender, mas onde este é evidenciado através das imagens e não do diálogo. Muita da história vai evoluindo a partir de pequenos pormenores que aparecem no ecrã, sendo um filme que dá uma atenção bastante grande ao detalhe.

O elenco do filme faz um excelente trabalho, com um nível de actuação de grande qualidade onde se destacam os personagens de Anthony Wong (Curtis) e Francis Ng (Roy). Sem muitas palavras, dão uma intensidade grande ao filme em todas as cenas que entram. As suas reacções a alguns dos eventos do filme são sublimes, nunca entrando no entanto no campo do overacting.

TheMission2
A cena no centro comercial é excelente. (The Mission)

The Mission é um filme diferente, um filme único no estilo de acção. Aqui não há um herói espartano que derruba todos à sua frente. Os personagens são meticulosos em todos as situações de perigo, dependendo do trabalho de equipa para escaparem com vida dos vários confrontos que vão encontrando durante a sua missão. A equipa em si é o grande destaque do filme, criando o espectador empatia com um grupo de criminosos cujos valores morais não são exemplares.

The Mission tem um estilo único e é um filme obrigatório para os fãs de acção de Hong Kong e mesmo para os fãs de cinema em geral. É uma das melhoras obras de Johnnie To e conta ainda com um tema musical bastante cativante.

Fonte das imagens: Google Images