Nirvana in Fire (琅琊榜) é uma série de televisão de 2015 com 54 episódios, que conta com Hu Ge (胡歌), Liu Tao (刘涛) e Wang Kai (王凯) nos principais papéis.
Baseada no romance “The Rankings of Langya” (琅琊榜) escrito por Hai Yan (海宴, que teve um papel activo na escrita da série como argumentista), a história de Nirvana in Fire situa-se no século IV na China, numa altura em que a dinastia de Wei do Norte se encontrava em guerra com a Dinastia de Liang do Sul.
Aumentar

O personagem principal desta história é Lin Shu (Hu Ge), um jovem soldado da Dinastia de Liang, filho do general Liu Xie, que com dezanove anos combateu ao lado do seu pai e do exército de Chiyan numa dura batalha contras as forças de Wei. Saindo vitoriosos desta dura batalha, o exército de Chiyan é no entanto traído e massacrado no final da mesma por rivais políticos da corte de Liang, levando a que sejam injustamente acusados de traição. Ficando com a sua reputação e a dos seus aliados arruinada aos olhos do Imperador, esta traição resulta em várias mortes e execuções injustas sob ordem do Imperador. Lin Shu, no entanto, consegue escapar com vida, refugiando-se na montanha de Langya, onde é ajudado pelos locais que curam os seus ferimentos. Apesar de conseguir sobreviver, o processo de cura faz com que a aparência de Lin Shu mude completamente e este fique irreconhecível, tornando-o também fisicamente débil para o longo da vida.
Não esquecendo a traição do qual foi alvo, Lin Shu promete a si mesmo que um dia irá restituir a honra do nome da sua família e vingar-se daqueles que o fizeram cair a si e aos seus aliados em desgraça. Passando doze anos longe da capital, onde aproveita para construir a Aliança de Jiangzuo durante esse tempo, Lin Shu volta à capital assumindo a identidade de Mei Changsu, de modo a pôr em marcha o seu plano de vingança. É a partir deste momento que começa a ação desta série, onde Mei Changsu põe em marcha um plano para colocar o Príncipe Jing, seu antigo colega de armas e melhor amigo, como favorito na linhagem para ser o próximo imperador e restituir o bom nome e a honra da sua família e aliados.
Aumentar

Inspirado na obra “O Conde de Monte Cristo” de Alexandre Dumas, Nirvana in Fire é das melhores produções televisivas já alguma vez feitas na China, estando a sua qualidade ao nível de algumas das melhores produções internacionais de hoje em dia. Com um grande leque de actores, que chega a fazer lembrar Game of Thrones, são necessários alguns episódios até nos habituarmos ao grande número de personagens e começarmos a perceber com mais claridade as várias facções existentes na série. Hu Ge (Mei Changsu) tem um papel fantástico durante toda a série, indo para ele o maior destaque, conseguindo conjugar de forma sublime o poderio intelectual e a debilidade física do seu personagem. Os planos delineados por Mei Changsu são imprevisíveis, e embora saibamos quais são os objetivos destes, nunca é clara a maneira como serão alcançados, havendo sempre grande suspense para saber o resultado de cada passo dado por Mei Changsu ao longo desta saga.
Aumentar

Todos os personagens que nos vão sendo apresentados são importantes para o desfecho da série, o que serve para nos despertar para os mais pequenos detalhes incluídos na história. A interpretação dos personagens é convincente; Wang Kai interpreta um Princípe Jing de convicções fortes mas um pouco ingénuo; Liu Tao interpreta o papel de Princesa Nihuang, uma general forte e inteligente, que é também um antigo interesse amoroso de Lin Shu; Liu Min Tao (Concubina Jing) interpreta o papel de mãe do Princípe Jing, uma concubina desfavorecida no palácio do imperador, que na minha opinião é o melhor personagem feminino da série, revelando uma inteligência e astúcia que rivalizam com a de Mei Changsu. Destaque também para o jovem Wu Lei (Fei Liu), cujo papel como jovem guarda-costas de Mei Changsu é um dos mais divertidos na série (também devido à grande perícia em artes marciais do mesmo). Noutros personagens destacam-se Victor Huang (como Príncipe Yu), Ding Yong Dai (como Imperador) e Jin Dong (Lin Chen), entre outros…
Aumentar

Ao excelente enredo da série ajudam também os altos níveis de produção da mesma, os cenários são lindíssimos e as cenas de batalha são de alta qualidade, especialmente as que envolvem lutas de artes marciais corpo a corpo, sendo o detalhe e qualidade das mesmas comparável aos de muitas produções cinematográficas. A banda sonora acompanha perfeitamente o ritmo da série e as canções principais da série (interpretadas pelos protagonistas principais da mesma) são bastante cativantes.
Nirvana in Fire é uma das melhores séries que já tive oportunidade de ver, a conjugação de suspense, romance e intriga política num enredo bem delineado constroem uma das melhores produções televisivas de sempre na China, estando sem dúvida na “Lista de Langya” da televisão chinesa.
A série está disponível no site Viki com legendas em inglês.
Fonte das Imagens: Google Images.