Os Chui Wan são uma banda de rock psicadélico formada em Beijing composta por Yan Gulong (Voz, guitarra, teclas), Wu Qiong (Baixo), Liu Xinyu (Guitarra) e Li Zichao (Bateria).

O nome da banda é inspirado na obra ”Qi Wu Lun” (齐物论) do filósofo taoista Zhuangzi’s, uma obra mística sobre a relação entre a natureza e o ser humano. O som desta é inspirado em bandas como Velvet Underground ou Can e estilos musicais que vão desde o punk rock britânico, passando pelo rock psicadélico até ao jazz e música folk.

Partindo desta inspiração e com vontade de atingir um patamar espiritual superior, o som dos Chui Wan é uma mistura das sonoridades que os inspiram, indo buscar pedaços da música folk tradicional chinesa, misturando-os com jazz, sons psicadélicos , krautrock e shoegaze. O seu som único já lhes conquistou um lugar de destaque no universo da música alternativa Chinesa, começando agora a afirmar-se no patamar internacional, contando já com algumas tours nos Estados Unidos e na Europa, incluindo até uma visita a Portugal num passado recente (que eu infelizmente não tive oportunidade de ir).

Aumentar

Chui Wan
Chui Wan.

A banda conta já com dois álbuns lançados. O primeiro álbum, lançado em 2012 e intitulado “White Night”, é composto por oito músicas. Este álbum leva-nos numa viagem psicadélica e misteriosa, que oscila entre momentos de claridade e escuridão, onde músicas como “Another Kind of Love”, “Swimming”, “Black Cat, White Cat” e “White Night” se destacam neste excelente álbum de apresentação da banda.

No seguimento de “White Night”, a banda lançou em 2014 o seu segundo álbum, com o título homónimo “Chui Wan”. Mantém a tradição psicadélica do primeiro álbum, aventurando-se desta vez mais pelos caminhos do krautrock e shoegaze, construindo um álbum bastante sólido com grandes músicas como “Seven Chances”, “The Sound of Wilderness”, “Vision” e “Beijing is Sinking”, que ajudam a cimentar o estilo e som dos Chui Wan, sendo este álbum responsável pela maior exposição internacional que têm recebido recentemente.

Cimentando-se cada vez mais como um dos líderes do movimento do rock alternativo de Pequim de hoje em dia, é de esperar coisas boas desta banda para o futuro. Quanto a mim, anseio que voltem a terras lusas num futuro próximo.

Videoclipe da música The Sound of Wilderness.

Podem descobrir mais sobre a banda e comprar os seus CDs no Bandcamp da mesma.

Fonte das Imagens: Google Images.