Better Days (少年的你) é um filme de Hong Kong realizado por Derek Tsang com Zhou Dongyu e Jackson Yee nos principais papéis.

Embora não tenha grande conhecimento pessoal de situações concretas, o bullying é um tema recorrentemente abordado em várias séries e filmes asiáticos. Atingindo níveis bastantes preocupantes que levam por vezes ao suicídio juvenil, as campanhas de sensibilização quanto a este problema têm-se espalhado não só por toda a Ásia, mas por todo o mundo. Better Days, de Derek Tsang, tem o seu foco nesta temática com a acção baseada numa escola chinesa.

Aumentar

BetterDays2
Better Days (2019)

Baseado num livro de Jiu Yuexi, Better Days tem como principal protagonista Chen Nian (Zhou Dongyu), uma jovem estudante com uma vida familiar atribulada que se torna alvo de bullying de um grupo de raparigas após o suicídio (por esta mesma razão) de uma colega sua. Com os níveis de tortura e violência de que é alvo a tornarem-se cada vez mais elevados, Zhou Dongyu encontra ajuda em Liu Beishan (Jackson Yee), um jovem delinquente que esta ajudou um dia involuntariamente. A partir desse momento, é alvo de análise a vida destes dois jovens cuja vida embora seja diferente, aproxima-se em certos pontos.

Chen Nian é uma estudante promissora com uma vida familiar atribulada que tem como objetivo entrar para uma das melhores universidades chinesas enquanto que Liu Beishan é um rapaz que desistiu da escola e que sobrevive através da prática de crimes menores.

Aumentar

BetterDays5
Better Days (2019)

O filme foca-se bastante na relação que Chen Nian e Liu Beishan têm com o bullying e como em diferentes níveis este problema afecta a sua vida. Para além disso, também há espaço para uma história de amor que se desenvolve lentamente entre os dois protagonistas e que acaba por ser surpreendentemente tocante (pelo menos para mim, que sou de choro fácil).

Better Days acabou por se tornar um filme mais intenso e violento do que estava à espera. A forma como o bullying é analisado e retratado neste filme é bastante aterradora, com jovens aparentemente inocentes a comportarem-se como autênticos sociopatas. O ignorar do problema por outros, a falta de intervenção das autoridades e uma cumplicidade enorme das pessoas que fazem parte do círculo social das vítimas deste tipo de abusos são alguns dos temas abordados.

Aumentar

Betterdays3
Better Days (2019)

Devido ao seu conteúdo polémico, Better Days foi alvo de sucessivos atrasos na sua data de lançamento e até retirado da lista de filmes de um festival alemão. Provavelmente nunca iremos saber o conteúdo que levou este filme a sofrer algumas alterações por parte das entidades responsáveis, mas a verdade é que esta versão final não é propriamente “suave”, com bastantes cenas perturbadoras e revoltantes que chamam bem à atenção para a temática em causa.

Sendo um dos cinco filmes nomeados ao Oscar de melhor filme de língua estrangeira de 2020, Better Days corre como um outsider nesta corrida e veria com grande surpresa a vitória desta obra. No entanto, não deixa de ser um filme recomendável e uma obra interessante dentro do mainstream chinês, que muitas vezes se guia mais por histórias de amor exageradamente lamechas e comédias absurdas do que pela abordagem de tópicos sensíveis como este.

Trailer do filme (contém alguns spoilers).