Eastern Condors (東方禿鷹) é um filme de Hong Kong realizado por Sammo Hung com Sammo Hung (洪金寶), Yuen Biao (元彪) e Lam Ching-ying (林正英) nos principais papéis.

Nunca vi o Dirty Dozen, desconhecendo à partida para a visualização deste filme que Eastern Condors é uma espécie de remake do original americano. No entanto, nesta versão, os protagonistas são peritos em artes marciais. Sim, Eastern Condors é um filme de kung fu de guerra.

Aumentar

Eastern Condors
Eastern Condors (1987)

O filme baseia-se num grupo de doze prisioneiros sino-americanos a quem é proposto fazerem uma missão quase suicida no Vietnam a troco da sua liberdade. Liderados pelo Tenente-Coronel Lam (Lam Ching-ying) a equipa conta com Tung Ming-sun (Sammo Hung), um soldado que se destaca entre os outros e que é uma espécie de líder do grupo. À medida que vão avançando no território Vietnamita, vão encontrando novos guerrilheiros que se juntam à causa, encontrando-se entre eles o habilidoso “Weasel” (Yuen Biao) e a líder de uma facção de guerrilheiras do Cambodja (Joyce Godenzi).

Eastern Condors é um filme de guerra que não se leva muito a sério, e embora algumas cenas (poucas) sejam um bocado mais gráficas, nunca é tratado como um filme sério sobre a guerra. O grupo de protagonistas é sempre tratado de forma cómica, e mesmo à medida que vai ficando mais curto (spoiler alert: não sobrevivem todos), a morte é sempre tratada de forma algo leviana.

Aumentar

Eastern Condors
Eastern Condors (1987)

O filme destaca-se não propriamente pelo enredo, que é simples e até um pouco previsível, mas sim pela qualidade elevada e entretenimento das cenas de acção. Algumas cómicas, outras apenas bizarras (como uma certa cena em que Lam Ching-ying sobe a um poste de uma bandeira), chamam à atenção do espectador não apenas por serem bastante inventivas (as coisas que se consegue fazer com folhas de bananeiro neste filme…), mas também pelo contexto bizarro em que são inseridas.

Eastern Condors é um filme para fãs de artes marciais e do grande Sammo Hung e companhia. Para quem sempre sonhou ver Sammo Hung a dar triplos mortais enquanto luta contra uma torrada de guerrilheiros vietnamitas ou o Yuen Biao a lutar contra um vilão efeminado especialista em artes marciais que nunca larga o seu leque, este é o filme ideal. Eastern Condords é para quem gosta de divertimento e comédia mesmo quando abordando assuntos um pouco mais sérios. Para todos os outros mais sisudos, este não será o filme mais recomendado.

Eastern Condors (1987)