The Shadow Hero (2014) é um livro de banda desenhada da autoria de Gene Luen Yang e Sonny Liew.

Nos anos 40, na chamada Golden Age dos comics, uma editora chamada Rural Comics pediu a um cartoonista ásio-americano para criar um super-herói para a sua revista Blazing Comics. Chu Hing foi dos primeiros ásio-americanos a trabalhar na indústria da banda desenhada nos Estados Unidos. Provavelmente motivado pela invasão Japonesa ao território chinês durante a segunda Guerra Mundial, Chu Hing criou um herói chamado The Green Turtle que lutava contra os soldados japoneses que invadiam a China.

Aumentar

ShadowHero1
The Shadow Hero (2014)

The Green Turtle era um herói bastante particular e misterioso. Em primeiro lugar, o herói era sempre visto de costas e nunca foi revelada a sua cara. Embora a sua pele fosse branca a indicar que era caucasiano (todos os asiáticos na altura na banda desenhada eram representados de forma extremamente estereotipada), provavelmente devido a exigências da editora, a verdade é que pela forma como as histórias estavam construídas e a dedicação com que defendia a China, Chu Hing provavelmente teria imaginado o seu personagem como alguém de origem chinesa, embora nunca tenha tido oportunidade de o assumir oficialmente. Outra das características de The Green Turtle era aparecer por vezes uma sombra em forma de tartaruga que olhava directamente para o leitor, mas que nunca possuiu qualquer fala na limitada publicação que este herói teve na altura.

Mais de meio século depois, Gene Luen Yang e Sonny Liew decidiram prestar homenagem a este super-herói caído no esquecimento, ao recriá-lo como o primeiro super-herói ásio-americano da história.

Aumentar

ShadowHero3
The Shadow Hero (2014)

Sendo esta uma obra independente, Gene Luen Yang e Sonny Liew viram-se obrigados a criar o seu próprio universo de super-heróis na mesma época temporal que o original. Num universo onde a maior parte dos super-heróis são caucasianos, tal como todos os que tinham grande protagonismo naquela época nos EUA, The Shadow Hero conta a história de um herói por acaso.

A história começa nos anos finais da época imperial da China, em que os espíritos do Dragão, Fénix, Tigre e Tartaruga discutem o que fazer após o fim do império. Após este debate, a história avança várias décadas e foca-se em Hank Chu, um jovem sino-americano que devido à insistência da mãe, um evento trágico e a ajuda de uma das figuras mitológicas acaba por se tornar no super-herói que dá nome à obra.

Aumentar

ShadowHero2
The Shadow Hero (2014)

The Shadow Hero não é uma obra revolucionária, mas possui um número engraçado de personagens e um enredo divertido. Com grande parte da história a ser passada em Chinatown, a história usa bastantes elementos normalmente associados à produção cinematográfica chinesa, como as guerras entre gangs chineses e o foco em artes marciais. No entanto, não cai no exagero, criando uma história cativante que só peca pela curta duração.

Sendo uma obra um pouco diferente de outras de Gene Luen Yang e Sonny Liew (que normalmente têm um teor mais político ou directamente associado à sua experiência pessoal), The Shadow Hero é sem dúvida mais uma obra muito recomendável destes dois autores.

Trailer da BD.