Select Page

Breaking News | 大事件

Breaking News | 大事件

Breaking News 大事件 (2004) é um filme de acção realizado por Johnnie To (杜琪峯), com Richie Jen (任贤齐), Kelly Chen (陳慧琳) e Nick Cheung (张家辉 ) nos principais papéis.

Após uma emboscada a um grupo de assaltantes que corre mal à polícia de Hong Kong, os ladrões conseguem escapar-se humilhando completamente as forças policiais durante a sua fuga. Barricando-se depois num edifício habitacional no centro de Hong Kong (onde se desenvolverá a maior parte da acção de Breaking News), a polícia vê-se obrigada a formular um plano não só para prender os criminosos, mas também para recuperar a sua reputação perante os cidadãos locais.

Aumentar

Breaking News
Os meios de comunicação social têm um papel de destaque no filme. (Breaking News)

Yuen (Richie Jen), líder de um bando de assaltantes de bancos, é um indivíduo inteligente e extremamente meticuloso. Cheung é um inspector da polícia de Hong Kong, a quem foi atribuída a tarefa de capturar Yuen, e mesmo quando é ordenado a retirar-se desta missão pelos seus superiores, ele persiste no encalce de Yuen com uma dedicação cega. Rebecca Fong (Kelly Chen) é uma superintendente da polícia de Hong Kong, que assume o comando não só da operação de captura dos criminosos, mas também de toda a operação mediática construída à volta deste caso.

No personagem do Inspector Cheung temos um polícia implacável que não olha a meios para capturar a sua presa, não o fazendo da maneira mais inteligente na maior parte das vezes. Já no caso da Superintendente Fong, temos uma personagem que calcula os seus movimentos com inteligência, tomando cuidado para que todos os passos tomados nesta operação policial sejam retratados de forma gloriosa pelos meios de comunicação social presentes no local. Já do outro lado da barricada temos Yuen, o líder do grupo de assaltantes, que se por um lado se vê obrigado a planear a maneira mais inteligente de escapar aos constantes confrontos físicos com a equipa de Cheung, do outro começa uma guerra mediática com a Superintendente Fong, tentando com os meios ao seu dispor minar a reputação das forças policiais e pôr o público que acompanha o “espectáculo”do seu lado.

Aumentar

Breaking News
Yuen (Richie Jen) é o vilão (ou anti-herói) do filme. (Breaking News)

O filme começa com um impressionante plano-sequência de sete minutos, que nos mostra a emboscada falhada pela polícia, resultando num tiroteio pandemónico numa pequena rua de Hong Kong, que causa então a humilhação pública das forças policiais devido à presença de uma equipa de filmagem de um canal de televisão local naquele momento. A partir daí monta-se um enorme circo mediático à volta do sucedido e vamos acompanhando o desenvolver da acção em três frentes.

Johnnie To volta novamente neste filme a romantizar o papel dos criminosos, tendo estes um papel de quase anti-heróis no filme. Yuen tem uma relação afável com todos os personagens do filme, não é retratado como um sanguinário, mas sim como um homem a fazer o seu trabalho, mesmo que as razões morais por detrás da sua actividade sejam constantemente contestadas. Após se verem envolvidos num espectáculo mediático inesperado, é-nos demonstrada uma personalidade amigável por parte de todos os vilões.

Aumentar

Breaking News
Inspector Cheung (Nick Cheung) e o seu parceiro Hoi (Benz Hui), a dupla de polícias no encalce dos ladrões. (Breaking News)

O tema principal do filme anda à volta da cobertura por parte dos media dos casos de interesse público e a facilidade com que se manipula a opinião do espectador quando se tem uma verdadeira máquina de propaganda ao nosso lado, mas por outro lado, também a maneira como o podemos fazer hoje em dia apenas com uma câmara e acesso à internet. Tendo sido realizado em 2004, numa altura em que as plataformas de streaming de vídeo davam os primeiros passos, é um filme que passado mais de  dez anos continua extremamente actual, arrisco até a dizer que o filme foi premonitório da situação actual da comunicação social e da maneira como utilizamos as novas tecnologias para expor a nossa visão dos acontecimentos mundanos.

Através de uma fotografia ambiciosa, com vários planos fantásticos que ajudam a capturar de maneira convincente a atmosfera de cada local e uma edição atenta ao pormenor que tenta retirar o máximo de cada momento do filme (especialmente nas cenas na sala de régie, onde Kelly Chen maneja a mesa de edição como se uma pistola se tratasse), Breaking News é (citando a personagem de Kelly Chen no filme) um “Big Show”.

Trailer Breaking News.

Fonte das imagens: Google Images

About The Author

Nuno Rocha

Professor de Mandarim. Viciado em reality shows Chineses. Numa relação complicada com Baijiu.

Comentários.